Header Ads

Publicidade

85% dos cursos receberam nota satisfatória no Enade

O resultado do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) trouxe boas notícias para as universidades públicas do Piauí. Dos 28 cursos analisados da UESPI, UFPI e do IFPI, 24 receberam conceito igual ou superior a 3, quando o índice máximo considerado pela MEC é 5. Isso significa que 85,7% dos cursos avaliados receberam satisfatória.
Na UFPI, a maioria dos cursos alcançaram conceito 4, sendo que o curso de Direito teve conceito 5. Na UESPI, o resultado foi ainda melhor. Cinco cursos diferentes receberam conceitos 4 e 5, a exemplo dos cursos de Direito, Psicologia e Jornalismo. O único curso avaliado do IFPI - Tecnologia de Gestão de Recursos - teve conceito 5.
Os dados, contudo, são contestados por estudantes que não aprovam a avaliação realizada pelo Enade. Segundo a estudante Aniele Teixeira, do curso de Comunicação Social da UESPI, os números revelam somente o conhecimento individual dos estudantes, mas não a qualidade do curso. “O Enade não mostra a realidade dos livros da biblioteca, nem o fato de que estamos sem nenhum laboratório funcionando”, afirma Aniele.
Foram avaliados os cursos de Administração, Direito, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Psicologia, Design, Turismo, Jornalismo e Tecnologia de Gestão de Recursos, oferecidos na capital e no interior do estado.
A edição deste ano do Enade, que avaliará cursos de saúde, ciências agrárias e serviço social, será realizada no dia 24 de novembro. Devem fazer a prova cerca de 200 mil estudantes dos penúltimos e últimos semestres dos seus cursos. Entre as mudanças desta edição também constam a obrigatoriedade do estudante permanecer, ao menos, uma hora na sala de provas e a utilização das notas do Enem para substituir a prova de entrada no Enade.
Fonte: www.portalodia.com