Header Ads

Publicidade

Piracuruca conta com um novo comando na PM e traz inúmeras novidades para Segurança Pública

Desde o dia 18 de maio deste ano a equipe da polícia militar conta com um novo comando, sargento F. Alves é quem irá coordenar as atividades no município.

Sargento F. Alves, hoje comanda a Polícia Militar em Piracuruca, começou a mudar a realidade do órgão no município, com bastante atitude e presença ostensiva já é uma imagem respeitada pelos cidadãos e temida pelo marginal.

Em um pequeno período de atuação ele já conseguiu colocar por mais tempo a viatura da polícia realizando rondas pelas ruas, colocou um rádio que o grupamento não tinha, está coordenando o pouco efetivo da PM para aperfeiçoar os serviços e procurou conhecer os comerciantes e empresários locais, para conhecer a realidade e a rotina de cada um.

Uma característica importante ao se tratar de segurança pública ressaltada pelo sargento Alves, “é muito mais proveitoso se criar uma guarda municipal de trânsito, do que se implantar uma guarda municipal para policiar prédios públicos”.

Nossa equipe do portal PIRACURUCA AO VIVO, teve a oportunidade de conversar com o sargento e ele falou de sua forma de trabalhar, acompanhe a entrevista.

PIRACURUCA AO VIVO – Sargento de sua chegada até o dia de hoje o que você tem observado da atuação da segurança pública no município?

Sargento F. Alves – O que eu pude observar é que estávamos precisando muito colocar em prática em Piracuruca o policiamento ostensivo preventivo, este é o nosso principal cartão de visita, nós temos uma viatura nova, boa, temos combustível, materiais que facilitam este tipo de serviço.

PIRACURUCA AO VIVO – O que mais mudou nas ações da polícia militar em Piracuruca desde a sua chegada para comandar a equipe?

Sargento F. Alves – Depois que eu assumi aqui o comando, que nós começamos a realizar o policiamento ostensivo preventivo, a gente já sente que o povo está mais tranquilo, porque a polícia está nas ruas diuturnamente, pra você ter uma idéia, nós estamos rodando em média por dia entre 150 a 200 quilômetros dentro da cidade, estamos atendendo a todas as chamadas, com uma forte parceria com o delegado que está fazendo os procedimentos.
PIRACURUCA AO VIVO – Sobre a participação popular, ela está mais envolvida com as ações da polícia?

Sargento F. Alves – Com certeza, as pessoas estão participando, denunciando, porque eu sempre digo por onde eu passo, que os olhos da polícia é a sociedade, a população vê tudo e escuta tudo, agora o que for de ilegal e criminoso ela deve comunicar a polícia para que ela possa averiguar.

PIRACURUCA AO VIVO – Na reunião que a PM teve com o presidente da câmara e vereadores, uma frase sua nos chamou atenção, “é muito mais proveitoso se criar uma guarda municipal de trânsito, do que se implantar uma guarda municipal para policiar prédios públicos”, fale mais sobre isso.

Sargento F. Alves – Na minha opinião, a “STRANS” órgão que cuida do policiamento no trânsito, é bem mais eficiente porque ela trata das duas coisas, com certeza os agentes de trânsito eles vão cuidar da sua principal finalidade, educando, orientando as pessoas, certamente eles estarão todo tempo nas ruas e observando ilegalidades, práticas criminosas, eles vão nos alertar e certamente iremos agir. Um exemplo muito próximo é o município de Pedro II, a prefeita criou a “STRANS”, lá tem sido um aliado muito forte para a PM, no início tem sido muito difícil organizar o trânsito, como aqui certamente também será, porque a cultura de andar irregularmente em veículos motorizados é muito forte, os trabalhos educativos duraram 1 ano até que fosse iniciada a aplicação de multas, hoje o trânsito está organizado e bastante eficiente, além de ter reduzido os acidentes em mais de 60%, certamente assim como em Pedro II, aqui o DITRAN fará os dois serviços, tanto na organização como também o preventivo com a gente.

PIRACURUCA AO VIVO – Para finalizarmos a entrevista, que palavras o senhor pode direcionar a população depois da sua chegada no comanda da Polícia Militar?

Sargento F. Alves – O que eu quero falar para os piracuruquenses é que dias melhores virão, eu tenho 30 anos de polícia, gosto do que faço, me dou muito bem com meus companheiros de trabalho, respeito às pessoas e quando você respeita a sociedade, não tem como ela lhe desrespeitar, é uma troca e nós vamos trabalhar no sentido de melhorar, vamos fazer o policiamento ostensivo preventivo diuturnamente, com o apoio do Major Erisvaldo, que comanda o 12º DPM, todas as solicitações que eu fiz a ele, foram prontamente atendidas, pelo menos 1 dia por mês traremos a presença da Força Tática, vamos desarticular várias bocas de fumo que existem no município, porque pra mim, hoje não existe pessoa mais nociva a sociedade que um traficante, destroem famílias inteiras, pedir aos pais que olhem pelos seus filhos, não entreguem veículos motorizados aos seus filhos menores de idade, porque muitos quando os pais viram as costas se tornam um verdadeiro desafiador das leis e isso será combatido. Vale ressaltar o que mais importante de tudo é que já existe uma movimentação, por parte das autoridades políticas, criação da 1ª Companhia Militar de Piracuruca, é um sonho que tem que ser realizado, você não imagina o que isso representa para uma cidade, ter uma companhia, só a presença já trará uma sensação enorme de segurança, os próprios meliantes irão colocar na cabeça “ah! lá agora tem uma companhia, agora dá mais não”, esse dia está próximo de chegar!