Header Ads

Publicidade

Queimada criminosa em terreno baldio assusta moradores no centro de Piracuruca

Na tarde deste domingo (16/08), o centro da cidade ficou encoberta por fumaça e seu forte cheiro, com a fuligem sendo levadas pelo ar, tudo por conta de um incêndio criminoso que fizeram em um terreno baldio por trás do Clube Grêmio Recreativo em Piracuruca.
Queimada criminosa no terreno atrás do Grêmio Recreativo
No período da tarde, a umidade relativa do ar fica muito baixa em Piracuruca. Muito comum nesta época do ano, a baixa umidade do ar pode desencadear uma série de complicações respiratórias e agravar doenças já existentes, como alergias, sinusite e asma.
Área residencial afetada por esta queimada
Para piorar a situação, queimadas urbanas são registradas em diferentes pontos do município. O crime ambiental, de acordo com a Lei Federal 9.605, é cometido por infratores para a remoção de material acumulado, como lixo e mato alto em terrenos baldios. Mesmo com a prática, podem ser penalizados com multa que varia de R$ 500,00 a R$ 1 milhão e detenção de três a seis anos.
Fumaça se espalhando pelo centro da cidade
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente orienta as pessoas que não utilizem fogo para a limpeza de terrenos baldios. O secretário da pasta, José Francisco, alerta que com a vegetação seca, o fogo pode se espalhar rapidamente, causando incêndios de grandes proporções. “Esse cuidado deve ser tomado tanto na área urbana, quanto na rural”, comenta o secretário.
Praça Irmãos Dantas, cartão postal do município, coberta pelas nuvens de fumaça
Qualidade do ar
Em função da baixa umidade relativa do ar e aos dias mais secos, a fumaça tem dificuldades para se dispersar no ar. Consequentemente, a situação afeta a saúde agravando os problemas respiratórios, além dos danos ambientais.