Header Ads

Publicidade

Passageiros ficam presos em avião no aeroporto de Teresina, assista!

Os quase cem passageiros do vôo 4198 da empresa Azul que fazia trajeto entre os aeroportos de Viracopos (em Campinas, São Paulo) e Senador Petrônio Portella (em Teresina, Piauí) ficaram retidos na pista do aeroporto da capital piauiense por quase 15 minutos durante a madrugada desta quarta-feira (09/03). O motivo? Um engarrafamento de aeronaves no pátio de manobras de aviões do maior aeroporto piauiense.

No momento do incidente (como consta em vídeo) caia forte chuva em Teresina e o avião teria ficado retido porque não havia posições de estacionamento de aeronaves.


O vôo 4198 saiu às 23h16 desta terça (08/03), em uma aeronave Embraer 195, de Campinas (SP) com quase cem passageiros e cinco tripulantes à bordo. Todos tinham como destino aéreo a capital do Piauí. A previsão de chegada da aeronave era às 02h25. Mas terminou pousando quase com 20 minutos de antecedência. A aeronave não estava lotada e tinha pouca bagagem no porão, o que a fez abreviar o tempo entre São Paulo e o Piauí.

Ao aterrissar a aeronave o piloto da Azul passou quase cinco minutos na única pista de pouso do Aeroporto Senador Petrônio Portella e mais de dez minutos entre a pista e o pátio de manobras de aeronaves.

A justificativa da parada, que chegou a gerar estranheza na maioria dos passageiros, foi que não havia espaço disponível para estacionamento do avião. No momento havia no pátio do Aeroporto de Teresina outras cinco aeronaves: duas da Azul, duas da Gol e uma da TAM, quase todas elas sem passageiros, pois ficam durante a madrugada para realização de manutenção preventiva e partida entre o meio e o final das madrugadas.

Veja vídeo do momento em que o piloto anuncia o engarrafamento:


Os passageiros que estavam no interior da aeronave engarrafada foram aconselhados a ficar nos lugares e a não fazer uso de nenhum aparelho eletrônico. Somente sete minutos depois é que o piloto informou o que estava acontecendo. Pediu desculpas e disse que tudo seria resolvido o mais rápido possível.

Os passageiros foram desembarcados no pátio, no meio da chuva, bem longe da sala de retirada de bagagens. Boa parte das malas e caixas despachadas no voo vieram molhadas.

JUSTIFICATIVA
A companhia Azul, em Teresina, através de funcionários que estavam trabalhando nesta quarta-feira, justificou que o engarrafamento de aeronaves ocorreu porque o avião que ficou com os passageiros retidos chegou adiantado e naquele momento havia outra aeronave, também da Azul (com destino a Campinas) ocupando o espaço. O incidente ocorreu sem maiores prejuízos aos passageiros. Os funcionários da empresa não quiseram comentar se os problemas de engarrafamentos de aeronaves são comuns no Aeroporto da capital do Piauí.

O local recebe diariamente mais de 20 vôos, distribuídos entre a própria Azul, a Gol e a TAM. Em mais de 80% do dia o Aeroporto de Teresina fica sem nenhuma aeronave no pátio. Uma das sugestões dos próprios funcionários da Azul é que a Infraero, empresa responsável pela gestão aeroportuária, poderia dividir melhor os horários de vôos para Teresina.

Nos períodos entre o final da noite até os meios da madrugada o Aeroporto de Teresina fica congestionado de passageiros que chegam ou saem da cidade, promovendo também reflexos no trânsito das proximidades e gerando transtornos a usuários, amigos, parentes e funcionários.

Fonte: www.oolho.com.br