Últimas

AO VIVO | APOIE

Entrega de sementes beneficia 520 agricultores familiares em Piracuruca

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017
No calendário da Secretaria de Agricultura também está prevista a entrega de mudas

Visando criar alternativas de geração de renda e o fortalecimento da produção sustentável da agricultura familiar do município, a Prefeitura de Piracuruca, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, realizou a entrega de sementes de milho e feijão. No total, 520 agricultores que possuem a Declaração de Aptidão (DAP) do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) foram beneficiados.

As sementes, adquiridas junto ao Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR), foram distribuídas em apenas dois dias. Piracuruca foi beneficiada com 1.000 kg de milho e 1.560 kg de feijão referentes à safra 2016/2017. Ao todo, 500 produtores receberam 2 kg de milho e 3 kg de sementes de feijão. Outros 20 agricultores foram beneficiados com 3 kg de sementes de feijão.

A agricultora familiar Maria Laiane explica que “estava sem semente e, como vivo sozinha, vim receber as sementes para suprir a necessidade. O material vai auxiliar no plantio da minha roça. Com fé em Deus e se o inverno for bom, vamos ter uma boa colheita”.

Utilizando sementes com alto poder de germinação, os produtores terão maior probabilidade de êxito na formação da lavoura, como explica o secretário de Agricultura de Piracuruca, Raimundo de Brito Magalhães Neto.

“A produção de sementes vai além de números e a prioridade é a qualidade do produto. Se os itens que estamos disponibilizando forem trabalhados dentro das técnicas adequadas, o agricultor pode ter um aumento da produtividade, pois as sementes possuem uma excelente qualidade genética”, pontua o gestor.

Além disso, o cronograma da Secretaria de Agricultura de Piracuruca visa beneficiar os fruticultores da região com a distribuição de mudas de caju. O órgão está aguardando o recebimento do material e divulgará o calendário de entrega.

Fonte: ASCOM