Últimas

AO VIVO | APOIE

Câmara Municipal aprova novo brasão do município de Piracuruca

quinta-feira, 23 de março de 2017
Nessa terça-feira (21), os vereadores de Piracuruca aprovaram, por seis votos a quatro, o projeto de lei que redefine o brasão do município. A partir de agora, o escudo deverá ser exibido em documentos oficiais, prédios públicos, veículos oficiais, placas indicativas de obras ou ainda em atos, programas, serviços e campanhas do município.

O argumento utilizado na apresentação do novo desenho, de autoria de Jorge Henrique do Nascimento Pontes e Iran de Brito Machado, foi o de prestar respeito, readequando fatos históricos e naturais, além de fazer ajustes em referência à fauna e flora da cidade.

“Temos a convicção de que foram retratadas, com fidelidade, o esforço e o compromisso de nossa administração em servir ao povo de Piracuruca, referenciando, pela alteração do Escudo Simbólico, os principais valores históricos, naturais e culturais do nosso município”, diz o prefeito Raimundo Alves sobre a criação do brasão.

Uma das principais alterações foi a remoção de imagens que denotam origem religiosa, com base no ideal de inviolabilidade da liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, conforme assegurado pela Constituição Federal.

Novos elementos do Brasão

Coroa Mural
Disposição: No topo do Escudo
O Piauí foi considerado um dos estados mais combativos na luta pela Independência do Brasil. A nação encontrou aqui um povo ávido por se livrar do domínio português. Mesmo sem armamento adequado para enfrentar o exército lusitano, os piauienses autodeclararam-se livres. Piracuruca, que em 22 de janeiro de 1823, declarou-se livre de Portugal com sua adesão à independência que anualmente é celebrado festivamente esta data nas comemorações oficiais do Estado do Piauí.

Carnaubeira
Disposição: No centro do Escudo
A construção histórica de Piracuruca está intimamente relacionada com a extração da palha de carnaúba, destacadamente na primeira metade do século XX onde a produção da Cera da Carnaúba foi uma importante fonte de riqueza para nossa cidade. Atualmente, Piracuruca ainda ostenta uma das maiores produções nacionais de “pó de carnaúba”, base para a produção da cera. Essa atividade extrativista, tanto no passado como no presente, continua sendo uma importante fonte de renda nos períodos de estiagem, momento onde a sua extração e produção representa o principal sustento para centenas de piracuruquenses.

Sol
Disposição: No centro do Escudo, atrás da Carnaubeira.
É símbolo de poder, liderança, magnificência, fertilidade e do clima tropical, como diz o hino piauiense, somos “filhos do sol do equador”.

Rio Piracuruca
Disposição: Abaixo da Carnaubeira
Rio que corta a cidade e que deu origem ao nome do município. "Piracuruca" é um termo de origem tupi que sua tradução significa algo como sendo "peixe resmungão", ou “peixe roncador” através da junção dos termos pirá (peixe) e kuruk (resmungar, roncar ou fazer barulho). 

Peixe e pássaro
Disposição: Em meio ao desenho do Rio Piracuruca
O peixe que faz parte da fauna do Rio Piracuruca e emite sons (resmunga ou ronca) ao ser retirado da água é o Mandi; a silhueta do animal foi introduzida no brasão do município. Outro animal que simboliza o município e foi introduzido no Escudo, é o pássaro Corrupião, que timidamente se forma através da silhueta do peixe.

(O desenho do pássaro formada pela silhueta do peixe mandi, que está inserida no brasão, não significa que a dieta do peixe seja aves. A arte é uma atividade humana ligada a manifestações de ordem estética, feita por artistas a partir de percepção, emoções e ideias, com o objetivo de estimular esse interesse de consciência em um ou mais espectadores, e cada obra de arte possui um significado único e diferente.)

Faixa
Disposição: Abaixo do Rio Piracuruca
Na faixa está contido o nome do município de Piracuruca, o Estado do Piauí e duas datas: a do Decreto Regencial de 06 de julho de 1832, que cria o município de Piracuruca, seus poderes constituídos em forma de vila de Piracuruca, e a data do Decreto Estadual nº 01, de 28 de dezembro de 1889, onde a vila é elevada à categoria de cidade.

Estrelas 
Disposição: Na parte inferior do Escudo
Sete estrelas que fazem alusão ao Parque Nacional de Sete Cidades, um dos cartões postais do município, bastante procurado pelos turistas, palco de várias locações de novelas nacionais.

Ramos de Milho
Disposição: Contornando o Escudo
Os ramos representam uma das bases econômicas do município, que é a agricultura. Além de garantir a fixação do homem do campo à sua terra, a produção de milho ajuda a proporciona o abastecimento da zona urbana, assim como é parte do fomento de toda a economia do município.