Últimas

AO VIVO | APOIE

Professores e escolas são homenageados pelo desempenho em Piracuruca

quarta-feira, 15 de março de 2017
Professores da rede municipal de ensino de Piracuruca foram homenageados, nessa terça-feira (14), com o Prêmio “Educador Que Faz a Diferença” e com o Troféu “Diva Alves Fortes de Morais”.

A premiação é uma iniciativa da Prefeitura de Piracuruca, por meio da Secretaria Municipal de Educação, de valorização e reconhecimento ao trabalho e às boas práticas em sala de aula de professores da educação infantil e do ensino fundamental, garantindo o atendimento de qualidade a todas as crianças da escola pública do município.

Na oportunidade, o prefeito Raimundo Alves parabenizou os esforços de todos os professores e a participação de todos que, de maneira direta e indireta, contribuem para a melhoria da qualidade de ensino nas escolas de Piracuruca. “Pouco a pouco a nossa educação começa a ter ganho de qualidade e essa qualidade só é possível com o trabalho, compromisso e abnegação de todos os professores”, diz.

Para o gestor, os resultados alcançados entre os anos de 2015 e 2016 são reflexo da ação de excelência dos professores e de uma gestão escolar organizada e competente, mas que ainda necessita de mais envolvimento das famílias.

“Uma educação de qualidade se baseia em três pilares: primeiro o professor, segundo a família e a terceiro gestão. É um motivo de orgulho para nós ver nossos professores serem bem remunerados, trabalhando em unidade escolares estruturadas, dando tudo de si e vendo o município fazendo a sua parte. Agora, precisamos envolver as famílias dentro das escolas. Só assim, teremos a oportunidade de ver todas as escolas premiadas. Esse é um sonho e esse sonho será realidade em Piracuruca”, frisa.

O Troféu Diva Alves Fortes de Morais foi entregue às escolas que superaram as metas da Secretaria Municipal de Educação com base nas matrizes e parâmetros nacionais de qualidade. Aos 83 anos, a educadora aposentada esteve presente na solenidade e se disse muito feliz em ter um prêmio com seu nome. “Essa noite ficará na minha lembrança para sempre. Estou muito lisonjeada em ser homenageada e feliz em ver vários dos meus alunos sendo premiados nesta noite”, conclui a educadora aposentada Diva Alves Fortes.

DIVA ALVES FORTES DE MORAIS
Nascida na cidade de Piracuruca, em 04 de setembro de 1933, Diva Alves Fortes de Morais é filha do dentista José Alves Fortes e de Teresa Alves Fortes. Casou-se aos 17 anos, no dia 25 de setembro de 1950, com Francisco Machado Morais, tem uma única filha Maria Oneide Fortes de Morais, quatro netos e quatro bisneto. Desde criança já sonhava em ser professora. Começou a trabalhar como professora na escola estadual Fernando Bacelar, hoje chamado Unidade Escolar Anísio Brito em maio de 1952. Dois anos depois passou a trabalhar no Patronato Irmãos Dantas, dedicando-se ao magistério por 30 anos.

Apaixonada pela escola onde trabalhou, Diva Fortes considerava o Patronato a própria casa. “Lá era minha vida, meu refúgio, meu tudo. Uma das minhas maiores alegrias é que ensineimeus alunos e os filhos de meus alunos”, afirma a professora. Diva Fortes escreveu um livro (não editado), contando a história do Patronato Irmãos Dantas, (ela o tem numa gaveta e o guarda com carinho).

Foi publicado um pouco dessa história na revista Ateneu, em janeiro de 2003. A professora aposentou-se em fevereiro de 1983, deixando valioso legado para a educação de Piracuruca.

Fonte: ASCOM