Últimas

AO VIVO | APOIE

Campanha de vacinação contra gripe começa nesta segunda (17) em Piracuruca

segunda-feira, 17 de abril de 2017
A campanha nacional de vacinação contra a Influenza começou, nesta segunda-feira (17), em todas as Unidades Básicas de Saúde do município de Piracuruca. A campanha vai até 26 de maio, e o dia de mobilização nacional está marcado para o dia 13 de maio.

O público-alvo da campanha é formado pelas crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas, idosos maiores de 60 anos, indivíduos de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais e professores das redes pública e privada.

De acordo com a coordenadora de imunização, Tuanny Fontenele, a meta é vacinar pelo menos 90% de cada grupo prioritário. “A primeira semana será dedicada a imunização dos profissionais de saúde. A vacina já está disponível e é extremamente importante para evitar o agravamento dos casos de gripe que, geralmente, nos grupos prioritários pode levar à morte”, reforça.  

Em geral, a vacina protege contra três tipos de vírus da gripe (H1N1, H3N2 e B), definidos a cada ano pela OMS (Organização Mundial de Saúde), de acordo com o cenário epidemiológico. Desses, o H1N1 esteve entre os casos com maior aumento em 2016.

Fonte: ASCOM