Últimas

AO VIVO | APOIE

Piracuruca receberá caminhão para exames gratuitos de prevenção ao câncer

terça-feira, 25 de abril de 2017
O caminhão de combate ao câncer de mama da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) vai estacionar no Centro de Medicina Especializada de Piracuruca (CEMEPI), entre os dias 26 de abril e 18 de maio, com atendimento gratuito no horário de 8h às 12h e de 14h às 18h.

A ação acontece com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e tem como público-alvo mulheres de 50 a 69 anos, como preconiza o Cartilha do Ministério da Saúde.

O objetivo é que cerca de 1.300 mulheres sejam beneficiadas no município.  “Estamos buscando várias parcerias para melhorar a saúde da população de Piracuruca. A meta é que consigamos reunir, por turno, 35 mulheres, num total de 70 mulheres por dia”, ressalta a coordenadora de Atenção Básica, Francielle Castro.

O câncer de mama é o de maior incidência e mortalidade entre as mulheres no Brasil. A mamografia é o exame da glândula mamária que pode detectar, ainda no estágio inicial, essa doença. O câncer de mama corresponde a cerca de 25% dos casos novos a cada ano. A idade é um dos principais fatores de risco, junto com fatores ambientais e comportamentais, além de fatores da história reprodutiva, hormonal e fatores genéticos e hereditários da paciente.

Fonte: ASCOM