Últimas

AO VIVO | APOIE

CMDMA delibera sobre Assuntos referentes ao Rio Piracuruca, Barragem de Piracuruca e Parque Ambiental

terça-feira, 29 de agosto de 2017

Na manhã desta terça-feira (29/08), aconteceu mais uma reunião dos membros do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente do Município de Piracuruca, a reunião foi realizada na Casa dos Conselhos e contou com a presença de diversos segmentos da sociedade, inclusive os representante do ICMBIO.

A teve como pauta: as ações que estão sendo implementadas no Rio Piracuruca, "Projeto Rio Vivo", Barragem de Piracuruca, Projeto  Meio Ambiente na Escola e Parque Ambiental .

Após debates, ficou deliberado que em relação ao Rio Piracuruca é necessário intensificar as atuações nos seguintes pontos:
  • Ampliar a ação de educação ambiental e convocar os criadores de peixes, no sentido de estarem buscando adequar-se em relação aos dejetos produzidos pela atividade e que por ventura tenham destino o rio Piracuruca;
  • Sobre o lago da barragem ficou deliberado que em regime de urgência deve-se requerer das autoridades competentes um estudo da capacidade de Suporte para a atividade pesqueira e juntamente a esta análise aferir os níveis de qualidade da água da represa;
  • A respeito do projeto meio ambiente na escola foi deliberado que o mesmo deve se estender às associações de bairros;
  • E relação ao calendário de funcionamento do Parque Henriqueta Fortes, apontou-se que em primeiro lugar deveria ser criado uma estrutura mínima de prestadores de serviços para aquela unidade, incluindo a princípio, dois vigias no sentido de garantir a segurança e manutenção do patrimônio público municipal. Ainda sobre o Parque apontou-se a necessidade de limpeza do entorno, sob a alegação de que tal medida atuará na prevenção de queimadas.

O  CMDMA  hoje é um conselho atuante e já começa a apresentar resultados positivos, um exemplo são os projeto recém implantados como: Projeto Rio Vivo, Meio Ambiente na Escola e Revitalização do Parque Ambiental Henriqueta fortes.

O Conselho realiza seus encontros mensalmente  nas terças-feiras ultimas de cada mês, tendo como local de reunião a Casa dos Conselhos, no centro da cidade, aberto a participação da comunidade.