Últimas

AO VIVO | APOIE

Piracuruca tem produção recorde de milho

terça-feira, 1 de agosto de 2017

A Prefeitura de Piracuruca, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento e Secretaria Municipal de Cultura Turismo e Desenvolvimento Econômico, vai realizar o 1º Festival do Milho de Piracuruca, no mês de outubro. O festival deve entrar no calendário de eventos da cidade e aquecer a produção agrícola e o comércio do produto na região.

Este ano, o Piauí deve registrar uma safra recorde de grãos, com um aumento de 139,4% em relação à safra anterior, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), e se coloca como o segundo estado do Nordeste em maior produção de milho. Piracuruca segue o ritmo de crescimento, com recordes de produção.

De acordo com o IBGE, o município de Piracuruca registrou, no ano de 2016, uma colheita de 429 toneladas de grãos de milho. Este ano o número deve subir para 2.575 toneladas, com produtores conseguindo chegar a 6.240 quilos por hectare. Entra em destaque, também, a produção de milho verde, ou espigas, tanto na agricultura familiar como empresarial.

“O milho é um dos principais constituintes das rações para os animais e da alimentação humana e sempre foi a principal cultura de nosso município, tanto economicamente quanto culturalmente, pelos agricultores familiares, que ainda são maioria em Piracuruca. Agora os agroempresários ganham destaque com os novos investimentos, crescimento da produção e colheita e com a possibilidade de realizar novos negócios”, diz o secretário de Agricultura e Abastecimento de Piracuruca, Raimundo Neto Magalhães.

O secretário também afirma que o município está se colocando como a nova fronteira agrícola do Piauí. “Tenho participado de reuniões com os produtores de Piracuruca e o que podemos perceber é que há um investimento muito bom em nossa região, que também já está atraindo produtores de outros estados e se coloca como a nova fronteira agrícola do Piauí”, finaliza.

Festival do Milho
No próximo mês de outubro, Piracuruca recebe o 1º Festival do Milho. O evento já tem sua primeira atração confirmada: a cantora Lucy Alves, que foi escolhida pelos internautas. Em breve, a programação completa será divulgada.

Fonte: ASCOM