Últimas

AO VIVO | APOIE

Prefeitura de Piracuruca inicia processo de revisão do Plano Diretor do Município

quarta-feira, 2 de agosto de 2017
Na manhã desta quarta-feira (02/08), aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMTCAS) o inicio dos trabalhos de revisão do documento  Plano Diretor do Município de Piracuruca.

O Plano Diretor é definido como instrumento básico para orientar a política de desenvolvimento e de ordenamento da expansão urbana do município. Do ponto de vista da política urbana, o Estatuto da Cidade, na Lei n. 10.257, de 10 de julho de 2001, oferece instrumentos para que os municípios possam intervir nos processos de planejamentos,gestão urbana e territorial e garantir de fato a materialização do direito à cidade. É este mesmo Estatuto da Cidade que prevê a obrigatoriedade do Plano Diretor em cidades com mais de 20 mil habitantes como é o caso de Piracuruca. 

Como procedimento técnico, essencialmente a revisão consiste em aferir o que foi realmente alcançado em face do que estava previsto, se possível, registrando as causas de eventual insucesso. Além disso, deverá emitir opinião e sugerir as alterações que devam ser adotadas em razão da realidade atual.

Assim, os mais variados seguimentos da sociedade foram convidados para estarem elaborando estratégias, revendo objetivos já alcançado, corrigindo imperfeições e ajudando no planejamento urbano para os próximos dez anos. 

Estiveram presentes a reunião do conselho do Pano Diretor, o prefeito municipal Dr. Raimundo Alves Filho, a procuradora do Município Dra. Ivonalda Brito, o secretário de tributos Manoel Francisco,o mobilizador e assessor deste processo de revisão Dr. Vicente Miranda e o Historiador Iran Machado.

O Conselho tem como presidente o Empresário Nonato Araujo que falou a nossa reportagem da sua felicidade em poder participar deste momento impar para o município,aproveitou também para conclamar os participantes a se engajarem nesse trabalho, enriquecendo o debate e encontrando pontos convergentes, propositivos e inovadores, no sentido de se criar uma agenda positiva que venha a gerar contornos, sustentáveis; para a cidade que sonhamos e queremos.

A próxima reunião do Conselho do Plano Diretor ficou marcada para o dia 30 de agosto de 2017.