Últimas

AO VIVO | APOIE

Queimada criminosa próximo à escola infantil em Piracuruca afeta crianças e professores

sexta-feira, 11 de agosto de 2017
Na tarde desta sexta-feira (11/08), a Escola Municipal Cícero Fortes de Cerqueira, localizada no bairro de Fátima em Piracuruca, teve as salas infantis tomadas pela fumaça e fuligem de uma queimada criminosa, em um terreno localizado ao fundo do colégio.

A diretora informou que teve que cancelar o horário de recreio devido a intensa fumaça que invadia o pátio da escola, os alunos voltaram para as salas e as professoras tiveram que fechar as portas, para evitar a fuligem que caia.


Além do colégio, várias residencias no entorno, o posto de saúde e a unidade do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), também foi afetada pela forte fumaça que invadiu o prédio, umas das funcionárias informou que existem vários focos de queimadas criminosas pelo bairro e que desta vez o fogo foi ateado ao lado da unidade.

Qualidade do ar

Em função da baixa umidade relativa do ar e aos dias mais secos, a fumaça tem dificuldades para se dispersar no ar. Consequentemente, a situação afeta a saúde agravando os problemas respiratórios, além dos danos ambientais.

Crime A queima doméstica de resíduo domiciliar, de natureza vegetal ou qualquer outro tipo de resíduo em quintais, é crime. Segundo a Lei, queimar lixo (restos de comida, plásticos, borrachas, podas de árvores, folhas secas, etc) a céu aberto, dá multa que varia de R$ 500,00 a R$ 50 milhões, e a pessoa que fez poderá ser encaminhado até a delegacia de Polícia Civil, onde será aberto um procedimento criminal, pena de reclusão, de 1 a 5 anos. (Lei de Crimes Ambientais - Lei nº 9605/1998)