Últimas

AO VIVO | APOIE

Funcionários dos Correios deflagram greve e serviços são suspensos

quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Os funcionários dos Correios e Telégrafos decidiram, após assembleia realizada nesta terça-feira (19), suspender os serviços por tempo indeterminado no Piauí. A categoria busca por melhorias nas condições de trabalho e alega que a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) teria retirado cláusulas de Saúde do Trabalhador e sugerido alterações que ferem os direitos dos trabalhadores. A greve, que teve início às 22h desta terça, faz parte de um ato nacional. 

Segundo Edson Rodrigues, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios do Piauí (SINTECT/PI), a greve acontece devido um problema pontual, que é retirada de cláusulas do atual acordo coletivo em plena campanha salarial. Ele conta que a pauta é enxuta, de apenas 8% em cima do salário e 10% em cima dos benefícios. 

“A empresa está sendo irredutível. Ao invés de apresentar uma proposta que contemple os trabalhadores, está retirando as cláusulas. Então vamos manter a greve firme até que a empresa recue, no sentido de manter as cláusulas vigentes e atender as nossas reivindicações”, explica. Além disso, os Correios divulgaram uma proposta de mudança para 2017/18, que dentre as cláusulas está a retirada de entregas matutinas, ou seja, os Correios só fariam entregas na parte da tarde; a extinção das comissões regionais compostas por empregados, que tinham como objetivo identificar casos de violação de direitos humanos e violência contra a mulher no ambiente de trabalho; excluir a possibilidade de os sindicatos negociarem regionalmente a entrada nas unidades. 

De acordo com Edson Rodrigues, o atendimento nas agências dos Correios do Piauí está acontecendo apenas internamente. Já em outros estados, onde a adesão atingiu os 100%, dificilmente os usuários conseguirão realizar qualquer procedimento. Contudo, a população piauiense tem tido dificuldade para receber suas encomendas nas agências, lotando os postos de atendimento e causando muitas reclamações.

fonte: www.portalodia.com