Últimas

AO VIVO | APOIE

Mulher mais velha do Brasil mora em Teresina e faz 114 anos hoje

terça-feira, 30 de janeiro de 2018
Dona Maria Rosa brinca de bonecas e chama o neto de pai. Com mais de 114 anos, a matriarca virou uma menina que vive há mais de um século. 

Natural de Viçosa do Ceará, município localizado na serra da Ibiapaba, dona Maria Rosa saiu de sua cidade natal durante a grande seca de 1915 e seguiu junto com a família para o pequeno vilarejo de Santa Luzia do Tide no Maranhão, que posteriormente transformou-se no município de Santa Luzia, onde dona Maria Rosa instalou residência e morou com o marido e os filhos. Devido às péssimas condições financeiras da época, a família fez a viagem a pé, levando tudo que tinham em um jumento. 

No Maranhão, a cearense criou os filhos e trabalhou como lavadora, enquanto o marido tomava de conta da roça que trazia o sustento para a família. No entanto, no ano de 1968, devido a problemas familiares, a matriarca da família separou-se do marido e decidiu deixar o Maranhão, vindo para Teresina tentar começar uma nova vida.

Já na capital piauiense, dona Maria Rosa mudou-se para uma pequena casa no bairro Lourival Parente, na zona Sul de Teresina. Nesse local, a matriarca cuidou dos filhos e criou alguns dos netos. Ao todo, são 15 filhos e incontáveis netos e bisnetos espalhados pelo país. É o que relata o neto de Dona Maria Rosa, o moto taxista Francisco Daniel Pereira de Brandão, de 43 anos. 

Pessoas mais velhas do mundo 

Ganhou repercussão na imprensa nacional e internacional, nesta terça-feira (30) a notícia sobre a morte do homem mais velho do mundo, o espanhol Francisco Núñez Olivera, de 113 anos. No entanto, de acordo com o Grupo de Pesquisa Gerontológica, que produz um ranking de supercentenários, a japonesa Nabi Tajima, de 117 anos, ocupa o primeiro lugar como a pessoa mais antiga do mundo. Chiyo Miyako, também japonesa, de 116 anos, está em segundo lugar. Maria Rosa de Jesus, portanto, pode ser a pessoa mais antiga do Brasil e a terceira mulher mais velha do mundo.

Documento oficial mostra a data de nascimento de dona Maria Rosa. (Foto: Ednaldo Rodrigues/O Dia)

Fonte:https://www.portalodia.com/