Últimas

AO VIVO | APOIE

Apagão atinge Piracuruca e mais 223 municípios de 9 Estados, confira o motivo

quinta-feira, 22 de março de 2018
A Eletrobras Distribuição Piauí esclarece alguns pontos sobre a falta de energia elétrica que ocorreu às 15h48 dessa quarta-feira (21) e atingiu os nove Estados Nordeste e grande parte da região Norte. 

Nessas situações o procedimento de recomposição é coordenado pelo Operador Nacional do Sistema (ONS) e todos os agentes, que, no caso piauiense, são a Eletrobras Chesf e a Eletrobras Distribuição Piauí. 

A fase de recomposição fluente, realizada de forma autônoma pelo ONS, permitiu, inicialmente, por volta das 17h30, a energização de apenas algumas subestações de Teresina. 

A segunda etapa de energização na capital aconteceu aproximadamente às 18h45, na zona sul, restante da norte e parte da zona sudeste. 

O terceiro momento de energização das unidades consumidoras de Teresina foi por volta das 20h. 

No interior do Piauí, o restabelecimento do fornecimento de energia também ocorreu de forma gradativa. 

Na região de Floriano, centro-sul do Estado, a distribuição de energia foi normalizada por volta das 18h55. 

Na região de Picos, sudeste do Estado, a energia foi restabelecida às 19h22. 

No norte do Estado, na região de Parnaíba, Piripiri,Piracuruca e Esperantina, a recomposição do serviço ocorreu aproximadamente às 20h50. 

E por fim, na região sul, contemplando as cidades de Bom Jesus, Redenção do Gurguéia e Gilbués, as cargas foram normalizadas por volta das 21h50. 

A interrupção do fornecimento de energia elétrica que atingiu todo o Nordeste afetou as 1.270.000 unidades consumidoras, nos 224 Municípios do Piauí, entre as 16h e as 22h da última quarta-feira (21). O corte de carga elétrica foi em torno de 565 MW (Megawatts). 

A Eletrobras Distribuição Piauí ainda não recebeu comunicado oficial do ONS, mas existem informações de que o problema foi causado pela perda de um dos circuitos da Usina de Xingu, no Pará.

Fonte: http://piripirireporter.com