Últimas

AO VIVO | APOIE

Confira os candidatos que levantaram bandeira em Piracuruca e não foram eleitos

segunda-feira, 8 de outubro de 2018


Zé Filho
Assumiu como governador no segundo semestre de 2014, com a saída de Wilson Martins para disputar o senado, foi candidato nas eleições de 2014 tentando a reeleição como governador, perdendo no primeiro turno. Não conseguiu carregar em sua vida pública o sucesso conquistado por seu pai, Antonio José Moraes Sousa. Nestas eleições de 2018, não conseguiu ser eleito, amargando a suplência, resultando em uma das maiores decepções. Em Piracuruca conseguiu apenas 954 votos, muito pouco para as lideranças reunidas.

Socorro Marques
A candidata a deputada estadual e piracuruquense, tirou o sossego de muitos candidatos ao mesmo cargo. Em Piracuruca, Socorro foi a 3ª mais votada, somando 1.476 votos, superando os candidatos Limma 1.446, Zé Filho 954, Flávio Nogueira Jr. 875, por pouco não bateu Marden Meneses com 1.686. No Estado, Socorro Marques ficou em 68º lugar somando 1.960 votos. Em 2016 Socorro foi candidata a vereadora, somando 336 votos no município, não sendo eleita.

Heráclito Fortes
Um dos políticos mais poderosos do Estado, já foi Prefeito de Teresina, Senador, Deputado Federal por 3 mandatos, um dos mais votados ao cargo em eleições anteriores, sucumbiu ao esquecimento e isolamento. Em Piracuruca somou apenas 920 votos e no Estado ficou em 15º lugar, com 46.531 votos.

Major Elizete
A ex-coordenadora do Programa Proerd no Piauí, atividade que era o carro chefe de sua campanha, era uma das estreantes no cenário político, carregava em Piracuruca o peso de ser a única candidata natural do município, cidade que poderia ser o seu maior reduto eleitoral, mas infelizmente não foi isso que aconteceu, dos 25.877 votos que contabilizou, mais da metade, 13.691, foram da capital Teresina onde reside, apenas 2.418 votos foram somados pela candidata em Piracuruca, ficando em 2º lugar na preferência dos piracuruquenses e em 16º lugar no Estado.

Juliana Moares Souza
A Deputada Estadual Juliana, é a fiel escudeira do candidato Zé Filho, mas desta vez o barco afundou para os dois. Sempre alternavam entre um eleito e o outro virar cobaia, só não esperavam o cenário tenebroso que se formou. Juliana abdicou do cargo a Estadual para dar a vez a Zé Filho, que seria uma das figurinhas carimbadas em vaga na Assembléia Legislativa, e se tornou candidata a Deputada Federal, só não combinaram a estratégia com o eleitor, que acabou derrubando os dois da disputa. Em Piracuruca Juliana teve 1.226 votos, ficando em 4º lugar no município e no Estado ficou em 17º lugar, com 16.996 votos.

Wilson Martins
O ex-governador Wilson Martins está carregando uma enorme sina de nadar e morrer na praia. Nas eleições de 2014 liderava nas pesquisas para o Senado, na apuração dos votos veio o resultado, perdendo para Elmano. Nesta eleição de 2018 a novela se repete, alternava liderança com Ciro Nogueira e na apuração dos votos perdeu para Marcelo Castro. Em Piracuruca Wilson obteve 7.005 votos, ficando em segundo lugar, perdendo apenas para Ciro Nogueira, com 8.226 votos. Será que ele volta a ser candidato ao senado em 2022?

Robert Rios
O deputado Estadual se aventurou em mares mais revoltos, tentou uma vaga no Senado Federal nesta eleição de 2018, um passo muito grande pra quem vem declinando em sua vida pública. Robert perdeu sua base eleitoral em Piracuruca e em muitos outros municípios, sua principal bandeira que era o combate a criminalidade, acabou sendo carregada pelo candidato eleito a deputado federal, Capitão Fábio Abreu. Após vários anos de vida pública, Robert Rios viverá um período de ostracismo, ficará longe dos palanques políticos e tribunas. Em Piracuruca foi apenas o 3º senador mais lembrado nas urnas, somando 6.161 votos.

Dr. Pessoa
Figura política bastante conhecida em Teresina e que neste ano foi candidato ao Governo do Estado, visitando vários municípios. Dr. Pessoa carrega o título de médico, mas não passava a mesma intelectualidade durante os debates nas TV's, tinha um leque de propostas bastante reduzida, ou não sabia se expressar durante os questionamentos. Foi o candidato a Governo que mais visitou Piracuruca nas eleições, carregado pela candidata a Deputada Federal, Major Elizete, mesmo com todo o esforço empregado, foi derrotado no 1º turno, somando em Piracuruca apenas 2.801 votos, praticamente empatado com o candidato Luciano Nunes, que somou 2.734 e que pouco pisou na cidade.