Últimas

AO VIVO | APOIE

Estudante de Piracuruca é destaque em Olimpíada Piauiense de Matemática

terça-feira, 15 de janeiro de 2019

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) divulgou o resultado da 10ª edição da Olimpíada Piauiense de Matemática (OPIM). Piracuruca conquistou pela primeira vez destaque com a aluna Débora Ellen Pereira Alves, conquistando uma medalha de bronze. Débora é estudante da Unidade Escolar Monsenhor Benedito.

A olimpíada é uma realização da UFPI, em um esforço conjunto com a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o Instituto Federal do Piauí (IFPI) e a Secretaria Municipal de Educação de Teresina, para incentivar o estudo da matemática e tem ainda o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

Débora Ellen, sempre estudou na rede municipal de ensino em Piracuruca, fez o ensino fundamental no Centro Integrado de Ensino Fundamental (CIEF), em seguida estudou até o 9º ano na escola Monsenhor Benedito. Em 2018 participou da OPIM, conquistando para o município a primeira medalha no evento, "Sempre estudei em escola pública e foi aqui que ganhei incentivo para me dedicar, não só para participar da OPIM, mas para saber que é nos estudos que posso mudar minha realidade, quero muita agradecer aos meus pais por me mostrar a direção certa e meus amigos por sempre estar ao meu lado me apoiando", conta a estudante.

Além das medalhas a OPIM também oferecerá aos alunos premiados um programa de treinamento em Olimpíadas de Matemática, cursos de aperfeiçoamento a professores e jornadas olímpicas, promovendo a interação entre professores e alunos, das Redes públicas e privadas, assim como contato com profissionais da área de matemática, programas de pós-graduação e atividades científicas desenvolvidas no Departamento de Matemática da UFPI.