Últimas

AO VIVO | APOIE

Campeonato Piauiense começa no dia 19 de janeiro e terá rebaixamento

quarta-feira, 30 de outubro de 2019
Em reunião na sede da Federação de Futebol do Piauí (FFP), na tarde desta terça-feira (29), os clubes participantes do Campeonato Piauiense de 2020 decidiram que a competição terá início em 19 de janeiro.

Participaram do encontro dirigentes de River, Altos, 4 de Julho, Piauí, Flamengo, Picos e Timon - os dois últimos subiram da Série B em 2019. O Parnahyba não enviou representante, mas justificou ausência. 

Veja os principais pontos decididos na reunião:

Datas
- Lançamento: 13 de janeiro
- Início: 19 de janeiro
- Final: 21 de abril
- Festa de encerramento: 22 de abril


Formato de disputa
- Todos os oito times se enfrentam em turno único, com jogos de ida e volta. Serão 55 partidas em 14 rodadas;
- Os dois piores serão rebaixados para a segunda divisão;
- Os quatro melhores disputarão as semifinais em jogos de ida e volta;
- Os finalistas decidem o título em jogos de ida e volta. 

Os presidentes e demais representantes de clubes deixaram a reunião satisfeitos com o formato, que agradou especialmente River e Altos - as datas devem evitar atropelos durante as participações na Copa do Brasil, para ambos, e Copa do Nordeste, para o tricolor.

Apenas Rodrigo Lima, presidente da Sociedade Esportiva de Picos, saiu defendendo o torneio dividido em grupos. O dirigente alegou o custos de viagem com o aumento do número de equipes do torneio - disputado em 2019 com seis times.

A tabela do Campeonato Piauiense aguarda a definição da tabela da Copa do Nordeste para ser divulgada. Além disso, o presidente da FFP, Robert Brown, afirmou que dará um prazo para os clubes avaliarem as despesas que terão com o formato aprovado para decidirem se irão mesmo disputar o torneio - mesmo assim, nenhum dirigente saiu da reunião falando em desistência.

Com as datas definidas, Picos, 4 de Julho, Piauí e Flamengo afirmaram que darão início ao planejamento para a temporada 2020. River e Altos, que disputarão competições nacionais, já anunciaram treinadores e primeiros reforços. O presidente do Timon, Leal Filho, que ainda disputa na quinta-feira (31) a final da Série B com o time de Picos, afirmou que só vai pensar no ano que vem após uma semana de folga - ele disse que não tem como misturar as duas coisas. 

Fonte: https://cidadeverde.com