Últimas

AO VIVO | APOIE

Técnicos e engenheiros realizaram inspeções na Barragem de Piracuruca

quarta-feira, 29 de janeiro de 2020
O Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), nomeou, por meio de portaria, uma comissão para proceder inspeções expedidas nas barragens construídas pelo órgão. O objetivo é conhecer o status atual das mesmas e a elaboração de um relatório preliminar que aponte as ações necessárias para, por meio de manutenções corretivas e/ou preventivas, reparar possíveis danos e, consequentemente, garantir a funcionalidade técnica e operacional das barragens.

Na manhã de Terça-feira, 28, os engenheiros: Antônio Marcos e Nailton Douglas do IDEPI (Instituto Desenvolvimento do Piauí), Diego Bressan e Ronaldo Rocha da ANA (Agência Nacional de Água), acompanhandos do Secretário do Meio Ambiente, Manoel Filho, e Vereador Pedro Lima, estiveram realizando inspeções na Barragem de Piracuruca com a finalidade de identificar necessidades de manutenções corretivas e preventivas.


Segundo a comissão de engenheiros será elaborado relatório para a inclusão no Projeto do Plano de Recuperação de Barragens, onde o resultado deste laudo de inspeção, buscará às devidas correções necessárias e a criação de uma sistemática contínua de controle, acompanhamento geral das barragens assim como viabilizar, junto ao governador, a disponibilidade de recursos que venham garantir a continuidade de um plano de ação com inspeções periódicas. O relatório desta inspeção realizada na Barragem de Piracuruca, apontará se há ou não a necessidade de reparos e, caso haja, quais ações que deverão ser tomadas pelo órgão.

Técnicos e engenheiros esclarecem que não há nenhum perigo iminente e que as manutenções são preventivas e corretivas, sem nenhum grau de risco alto, conforme avaliações já realizadas pela equipe técnica e que a comissão tem um prazo de até 180 dias (seis meses) para apresentação do relatório, no entanto, a equipe está trabalhando para concluir as visitas técnicas de inspeção e emissão de relatório aos diretores em um tempo menor.


"É muito bom receber essa inspeção da ANA em nossa barragem através do Idepi, mostra a todos que a Barragem de Piracuruca está recebendo total atenção e consequentemente, os investimentos para fazer as devidas manutenções, se for preciso. É uma grande atenção do prefeito Dr. Raimundo Alves, que não mede esforços junto ao governo do Estado, para recebemos total atenção em nossa barragem, nosso meio ambiente". Relatou o Sec. do Meio Ambiente, Manoel Filho.

" Vamos agora acompanhar o resultado deste laudo de inspeção e buscarmos às devidas correções necessárias, o nosso gestor Dr. Raimundo e Legislativo de Piracuruca lutam juntos pela nossa Barragem. E sempre estaremos às ordens para buscar sempre o melhor para Piracuruca". Frisou o Ver. Pedro Lima.