Últimas

AO VIVO | APOIE

Entenda como serão feitos os testes rápidos de covid-19 nas farmácias e drogarias

quinta-feira, 30 de abril de 2020


A Anvisa aprovou nesta semana a proposta de realização de testes rápidos de anticorpos para o novo coronavírus (Sars-CoV-2) em farmácias e drogarias. O farmacêutico e vice presidente do Conselho Regional de Farmácia do Piauí, Ícaro Tiêgo Nogueira, explicou como serão feitos esses testes nos estabelecimentos. 

“É importante que se diga que esta é uma medida de caráter excepcional e temporária, válida apenas enquanto durar a pandemia. Farmácias e drogarias que por ventura venham a querer oferecer este serviço deverão contar com um profissional farmacêutico habilitado e treinado durante todo o horário de funcionamento assim como as estruturas sanitárias exigidas pela nova resolução assim como pelas duas notas técnicas publicadas também no dia de ontem pela agência nacional de vigilância sanitária”, explica o profissional.

O vice-presidente do CRF afirmou que o profissional farmacêutico deverá realizar a triagem prévia dos pacientes, dependendo dos sintomas presentes, para que seja realizado o teste. 

“É um profissional habilitado para realizar essa triagem baseando-se na sintomatologia do paciente, uma vez que, via de regra, esses testes só podem ser realizados após sete dias do aparecimento dos sintomas, caso não seja obedecida essa cronologia, a probabilidade de falso negativos é muito grande”, conta o farmacêutico.

Ícaro Nogueira ainda destacou que esses são testes acessórios e que os testes diagnósticos continuam sendo padrão por serem realizados em laboratório. [ portalaz ]