Últimas

AO VIVO | APOIE

Pesquisa estima 15 mil infectados em fase de transmissão do Covid-19 no Piauí

segunda-feira, 18 de maio de 2020



A terceira fase da amostragem estadual da Covid-19 aponta 36.120 infectados no Piauí até o dia 15 de maio. O número é mais que o dobro da projeção feita para o dia 10 de maio, um aumento expressivo em cinco dias.

Da estimativa de 36 mil infectados, 15.480 seriam pessoas com infecção recente, de até 14 dias, e portanto com possibilidade de transmissão. Outros 20.640 seriam piauienses infectados após 14 dias, recuperados ou em recuperação da doença e sem transmitir o vírus.

A pesquisa foi feita com 3.806 pessoas testadas em 11 municípios, detectando testes positivos em 42 residências. A taxa de infectados é de aproximadamente 0,011% da população de aproximadamente 3,27 milhões de pessoas.

No dia 15 de maio, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) já havia notificado 2.085 casos. A projeção de número de casos não notificados é 17 vezes maior do que a de testados positivos no estado na mesma data da da pesquisa.





“As pessoas precisam se conscientizar da importância do isolamento social, porque do jeito que caminhamos, vamos chegar, daqui a 15 ou 20 dias, em uma probabilidade de o sistema de saúde estar em colapso. Então, é um problema muito grave, segundo o que os pesquisadores viram no interior do estado é que as pessoas não estão em isolamento, é como se nada tivesse acontecendo”, afirmou o diretor do Instituto Amostragem, responsável pela pesquisa, João Batista Teles.

Para o governador Wellington Dias, os números alertam para o crescimento da doença no Piauí mas apontam que o estado está em melhor condição do que os vizinhos. Segundo ele, se comparados os números proporcionais de testes positivos e de óbitos pelo vírus relacionados á quantidade de habitantes, o Piauí está em uma situação mais tranquila e isso se deve ao isolamento social, que deve ser reforçado nas cidades.

O governador afirma ainda que cresceram no estado os atendimentos a pacientes do Maranhão contaminados com a covid-19.




Dias também informou que o estado está ampliando os laboratórios de testagem. Além do laboratório Central (Lacen) está ampliando as análises para os laboratórios da Universidade Federal do Piauí nas cidades de Teresina, Parnaíba, Picos e Bom Jesus.

Os números da etapa da pesquisa seriam apresentados em uma live nas redes sociais do governo. A transmissão foi suspensa após problemas técnicos e a apresentação dos dados foi compartilhada com a imprensa.


Projeção de 75 mil para 21 de maio

Com uma taxa de infecção estipulada em 1,10%, a amostra prevê que no próximo dia 21 de maio o estado já tenha 75.852 casos infectados não notificados. Um aumento do número de infectados de aproximadamente 4 vezes em 11 dias.




Aumenta percentual de pessoas que saem de casa

O número de entrevistados que informou que sai de casa apenas para o necessário cresceu de 68,42% para 74,75% em pouco mais de duas semanas.

Pessoas com comorbidades

O número de pessoas que informaram possuir comorbidades aumentou de 40,72 no fim de abril para 41,7 entre 12 e 15 de maio. O percentual de entrevistados que relataram sintomas também cresceu de 51,98% no dia 28 de abril para 57,12% em 15 de maio.

Viagem para outros municípios

O número de pessoas que residem com familiar que viajou para outro município nos últimos 30 dias caiu de 19,88% para 17,24%. [cidadeverde]