Últimas

AO VIVO | APOIE

Terceiro preso morre após suspeita de leptospirose em presídio no Piauí

sexta-feira, 22 de maio de 2020


A Secretaria de Justiça (Sejus) confirmou a morte de um detento que estava internado no Hospital de Urgências de Teresina (HUT). Jefferson Linhares Silva estava preso na Cadeia Pública de Altos, onde outros dois presos morreram nos últimos oito dias vítima de infecção. Segundo a Sejus, há outros 21 presos da CPD de Altos internados em hospitais de Teresina.

Ainda de acordo com a Sejus, a causa da morte segue em investigação. Em nota, a secretaria informou que a morte aconteceu nesta sexta-feira (22), em decorrência de um agravamento no quadro de saúde do detento. Jefferson estava preso desde a última segunda-feira (18).

Com este caso, sobe para três o número de presos que faleceram na Cadeia Pública de Altos. O primeiro caso aconteceu no dia 14 de maio, e o segundo ocorreu cinco dias depois, na terça-feira (19).

Suspeita de leptospirose

Ainda no dia 7 de maio, uma infecção ainda não identificada havia sido detectada em 48 detentos da Cadeia Pública de Altos, de acordo com a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus). A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) foi acionada e coletou amostras para exames, dentre eles o para a Covid-19, embora, segundo a Sejus, nenhum dos presos tenha apresentado sintomas da doença.

O exame preliminar da Sesapi teria detectado a presença de coliformes fecais na água e o quadro clínico de alguns dos detentos foi apontado como leptospirose, infecção causada por bactéria transmitida por animais como o rato por meio do contato com água, solo ou alimentos contaminados.

Depois de relatada a suspeita de contaminação pela água, a Sejus afirmou realizou a limpeza da caixa d’água e tubulação da unidade, bem como irá implementar o tratamento da água da penitenciária, que, até que a situação seja resolvida, os internos estão consumindo água mineral.

A situação da Cadeia Pública de Altos é acompanhada pelo Ministério Público do Piauí.