Últimas

AO VIVO | APOIE

Conta de luz ficará mais barata em janeiro

sábado, 26 de dezembro de 2020

A conta de energia ficará mais barata no mês de janeiro de 2021, isso porque a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que no primeiro mês de ano entrará em vigor a bandeira tarifária amarela.

Em nota, a Aneel afirmou que a utilização da bandeira tarifária amarela será possível devido as previsões de chuvas nas regiões em que ficam localizados os principais reservatórios de água que contribuem para a geração de energia do Sistema Interligado Nacional (SIN), o que irá resultar na diminuição dos valores nas contas de energia.

"A previsão hidrológica para janeiro do ano que vem sinaliza elevação das vazões afluentes aos principais reservatórios do SIN, cenário que levou ao incremento no patamar da produção hidrelétrica, com a consequente redução nos custos relacionados ao risco hidrológico (GSF), e no preço da energia (PLD) em relação ao mês passado", diz um trecho da nota da Aneel.

Atualmente, está em vigor a bandeira tarifária vermelha, que corresponde a maior à maior taxa cobrada pela Aneel. Com a bandeira vermelha, a conta de energia fica R$ 6,24 mais cara a casa 100 kWh.