Últimas

AO VIVO | APOIE

Taxa de ocupação de leitos de UTI para Covid-19 atinge 92% em Teresina

domingo, 31 de janeiro de 2021
Devido a alta expressiva, a (Sesapi) suspendeu as cirurgias eletivas ambulatoriais em todo o Estado, exceto as cirurgias do Hospital Infantil Lucídio Portela

Os hospitais de Teresina registraram na noite desta sábado (30/01) uma taxa de ocupação dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) para pessoas com Covid-19 92%, segundo o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Gilberto Albuquerque. A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) informou que já no final da noite esse número caiu para 82%.

Devido a alta expressiva, a (Sesapi) suspendeu as cirurgias eletivas ambulatoriais em todo o Estado, exceto as cirurgias do Hospital Infantil Lucídio Portela. A medida está valerá pelo prazo de 14 dias, a contar a partir deste sábado (30/01) até 13 de fevereiro.

As cirurgias eletivas são programadas com antecedência, ou seja, não é de extrema urgência e pode ser definida entre o paciente e o médio. As consultas ambulatoriais, cirurgias da regulação e demais procedimentos de urgência e emergência continuam.

De acordo com a Sesapi, o objetivo agora é mobilizar em atendimentos de urgência e emergência em toda a rede pública estadual de saúde, já que a rede municipal está com esta alta na taxa de ocupação de leitos Covid.

Diante dessa situação que preocupa, o secretário estadual de saúde, Florentino Neto, disse em entrevista para a TV Clube que a secretaria pretende acrescentar mais dez leitos de UTI no Hospital Universitário (HU) da Ufpi nesta segunda-feira (1º/02), e mais dez na terça-feira (02/02), além de mais cinco leitos no Hospital Getúlio Vargas.