Últimas

AO VIVO | APOIE

Criminosos estão prometendo agendamento da vacina contra covid-19 para roubar dados

quinta-feira, 17 de junho de 2021

Golpistas por meio de aplicativos estão prometendo agendamento da vacina contra a covid-19 para roubar dinheiro e dados de vítimas. De acordo com o delegado Matheus Zanatta, gerente de policiamento especializado, criminosos usam temas atuais para atrair vítimas.

Em vídeo divulgado à imprensa, Zanatta relatou que atualmente, devido ao contexto da pandemia da covid-19, os estelionatários virtuais prometem vacinas, máscaras e álcool em gel. A estratégia tem como objetivo conquistar a confiança da vítima para conseguir seus dados.

"Os links e programas apresentam, por exemplo, chamadas como "ganhe álcool em gel e máscara de graça", ou "faça o teste do coronavírus em casa gratuitamente", disse.

Durante a conversa, criminosos usam links ou aplicativos para que a vítima possa cadastrar ou disponibilizar seus dados. Com essas informações, golpistas conseguem roubar dinheiros e clonar dados pessoais, como número de telefones para aplicar outros golpes.

Segundo o delegado, usuários de aplicativos e redes sociais devem evitar clicar em links desconhecidos e mensagens apelativas, prometendo dinheiro ou ajuda.

"É preciso tomar cuidado com links recebidos por e-mail, WhatsApp ou mensagem de texto. Não clique em links desconhecidos. E ao cair em golpes desse tipo, procure a Delegacia de Crimes Digitais para registrar um boletim de ocorrência", finalizou.