Últimas

AO VIVO | APOIE

Inmet emite alerta grave de onda de frio que vai passar "raspando" no PI

sexta-feira, 2 de julho de 2021





A sensação térmica sentida pelos piauienses nos últimos dias tem uma explicação. O inverno geográfico começou no Hemisfério Sul no início da madrugada do último dia 21 de junho e permanecerá até o dia 22 de setembro. Mesmo estando próximo à Linha do Equador, há influência de queda de temperatura no Piauí.

Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Climatempo, indicam, que no decorrer deste mês, as temperaturas vão continuar um pouco baixas no Estado. A chuva que caiu na quinta-feira, 1° de julho, foi registrada em vários municípios como Barras, Campo Maior e Esperantina.  

Chuva no fim da tarde de quinta-feira (1°) trouxe queda na temperatura em boa parte do Piauí- Foto: Vanderson de Paulo/JMNChuva no fim da tarde de quinta-feira (1°) trouxe queda na temperatura em boa parte do Piauí- Foto: Vanderson de Paulo/JMN

A queda de temperatura ocorre durante as noites e madrugadas e vem sendo registrada desde o início da semana em algumas cidades. Na última segunda-feira (28) alguns municipios da região Norte do Piauí tiveram a menor temperatura registrada neste ano: 18.2 C°. Teresina registrou, na terça-feira (29), mínima de 19º C durante as primeiras horas da manhã, a menor do ano.

Onda de frio

Inmet emitiu pela primeira vez um alerta de onda de frio para o Nordeste. O aviso também vale para partes do Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia. O grau de severidade do alerta laranja é de ‘perigo’, com previsão de temperatura até 5 °C abaixo da média por um período de três a cinco dias. O risco maior é para as pessoas em situação de rua.

Inmet emite pela primeirra vez alerta grave de onda de frio para o NE- Imagem: InmetInmet emite pela primeirra vez alerta grave de onda de frio para o NE- Imagem: Inmet

professor Werton Costa, climatologista da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), explicou que essa variação da temperatura com o alerta não é comum.


"Para mim é um alerta  inédito, surreal. É um alerta laranja de onda de frio. Pela primeira vez, desde que comecei a me interessar pelos fenômenos climáticos, que vejo um alerta de frio atingindo o Sul da Bahia com essa intensidade. Este alerta não nos atinge[Piauí], mas é extraordinariamente grave por ser laranja e por ser de frio", justificou.


Fonte: MEIO NORTE