Últimas

AO VIVO | APOIE

85% do território do Piauí está sob alerta para baixa umidade, diz Inmet

segunda-feira, 9 de agosto de 2021
Nem bem o B-R-O-Bró chegou, o piauiense já vem sentindo os efeitos da alta na temperatura. Previsto para ser um período tão ou mais quente do que os anos anteriores, os meses de setembro, outubro, novembro e meados de dezembro de 2021 devem vir acompanhados de calor e tempo seco.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para 191 municípios piauienses onde há registro e previsão de baixa umidade para este domingo (08) e os próximos dias. Isso equivale a 85% do território do Estado. As áreas afetadas no Piauí são o Sudeste, o Centro-Norte, o Sudoeste e parte do Norte Piauiense.

De acordo com o aviso, a umidade relativa do ar em solo piauiense está variando entre 20% e 30%, muito abaixo dos 60% que a Organização Mundial da Saúde (OMS) estabelece como sendo o nível ideal para a saúde dos seres humanos.

Pela escala da entidade, os níveis de umidade relativa do ar em boa parte do Piauí estão no patamar de atenção. O recomendado nesses casos é beber bastante água, evitar exercícios físicos entre 11h e 15h, umedecer ambientes internos com toalhas molhadas, baldes de água ou uso de aparelhos umidificadores e evitar locais desprotegidos do sol sobretudo nos horários mais quentes do dia.

Ainda segundo o Inmet, com a umidade relativa do ar variando entre 20% e 30%, o Piauí tem risco para a ocorrência de incêndios florestais e danos à saúde. A orientação é buscar informações junto à Defesa Civil pelo número 199 e, em casos de emergência, acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Fonte: Ascom/INMET

Dê sua opinião: