Últimas

AO VIVO | APOIE

Ato na Paulista contra Bolsonaro reuniu 6 mil pessoas, segundo SSP

domingo, 12 de setembro de 2021

A manifestação contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na Avenida Paulista, região central de São Paulo, reuniu cerca de 6 mil pessoas, segundo a SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública de São Paulo). A estimativa é calculada a partir de imagens aéreas e mapas, de forma a determinar a extensão do ato ao longo da avenida e também nas áreas próximas.

Em nota à imprensa, a SSP informou ainda que o esquema de segurança organizado para acompanhar a manifestação envolveu 2 mil policiais, ao custo de R$ 885 mil aos cofres públicos. O efetivo contou com o apoio de 700 viaturas, 50 cavalos, dez cães e seis drones.

Além do policiamento, também participaram da operação equipes dos Comandos de Policiamento da Capital (CPC), de Trânsito (CPTran), de Choque (CPChq), do Corpo de Bombeiros e de Aviação (CavPM), que disponibilizou dois helicópteros águia.

O ato foi liderado por MBL (Movimento Brasil Livre) e Vem Pra Rua e causou divisões na oposição ao governo federal. Presente na manifestação, Ciro Gomes (PDT), porém, afirmou que a união de políticos de espectros distintos é necessária para "proteger a democracia".

Já a deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP), ex-aliada de Bolsonaro, reforçou que este foi apenas o primeiro ato a favor do impeachment e que "haverá muito mais". "Jair Bolsonaro será derrotado para o bem da democracia, para o bem do Brasil", escreveu ela em uma rede social.

Ocorrências

Até às 17h30, ainda de acordo com a SSP, foram registradas cinco ocorrências relacionadas à manifestação. Durante as revistas pessoais, uma equipe da Polícia Militar flagrou um homem com um canivete na saída da estação Paulista (Linha 4-Amarela) do metrô. Outra pessoa que pilotava ilegalmente um drone na Avenida Paulista também foi parada pela PM.

Além disso, uma mulher colombiana foi presa com uma sacola contendo "diversos telefones celulares produtos de furto", informou a SSP. Outros dois homens estrangeiros também foram presos com cinco celulares, cuja procedência não conseguiram explicar. Um quarto estrangeiro também envolvido em furto/roubo de celular foi reconhecido pela vítima e preso pela PM.

Todas as ocorrências foram encaminhadas para registro no 78º DP (Jardins).