Últimas

AO VIVO | APOIE

PF prende três suspeitos de fraude a benefícios previdenciários no Piauí

quarta-feira, 6 de outubro de 2021


A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira(06), a Operação Neoplasia, afim de desarticular uma organização criminosa especializada na realização de fraudes, por meio da falsificação de exames e laudos, para obtenção de benefícios previdenciários.

As investigações apontam que o grupo investigado fraudava principalmente o auxílio doença. A ação conta com o apoio da Coordenação Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista (CGINT).

Estão sendo cumpridos seis mandados judiciais, sendo três mandados de busca e apreensão e três de prisão temporária, todos expedidos pelo Juízo da 1ª Vara Federal de Teresina. Segundo a PF, todos os mandados judiciais foram cumpridos no município de Picos.

A PF identificou, no decorrer das investigações,190 benefícios atrelados à organização criminosa, dos quais já se constatou a fraude em 38 deles, causando, até o momento, um prejuízo efetivo ao INSS superior a R$ 230 mil.

A pedido da Polícia Federal foi determinado o bloqueio judicial das contas bancárias de três envolvidos nas fraudes identificadas. Os investigados poderão responder pelos crimes de Organização Criminosa, Estelionato Majorado; Falsidade Ideológica e Uso de Documento Falso.

O nome NEOPLASIA decorre do fato dos investigados apresentarem-se na maioria dos casos como portadores de doenças neoplásicas (câncer), falsificando exames e atestados médicos, para fins de recebimento de benefícios previdenciários.