Últimas

AO VIVO | APOIE

Padre investigado por abuso sexual é encontrado morto em Bom Jesus

segunda-feira, 8 de novembro de 2021

O padre José Alves de Carvalho, 43 anos, foi encontrado morto na noite desse domingo (07), na residência paroquial, onde morava, na cidade de Bom Jesus, região Sul do Piauí. Ele estava sendo acusado de abuso sexual contra uma adolescente de 14 anos.

A Diocese de Bom Jesus do Gurguéia emitiu nota de pesar pela morte do sacerdote informou que o velório e sepultamento do padre vão acontecer em Monte Alegre do Piauí, sua cidade natal. Foto: Reprodução/WhatsApp

Padre José Alves de Carvalho

“A Diocese de Bom Jesus, entristecida pela perda de um de seus amados filhos, se solidariza, com os familiares, amigos e paroquianos de São Pedro Apóstolo, em Bom Jesus-PI, por tão grande perda e pede a todos orações. Guardaremos para sempre em nossos corações as suas memórias, sua amizade e o seu sorriso aberto. Descanse em paz nosso querido irmão, Pe. José Alves de Carvalho”, diz trecho da nota.

Acusação de abuso sexual

O padre José Alves de Carvalho estava sendo acusado de abuso sexual contra uma adolescente de 14 anos. No dia 06 de novembro, a Diocese de Bom Jesus do Gurguéia emitiu uma nota de esclarecimento informando sobre o afastamento do padre José Alves de Carvalho do exercício de seu ministério.

Na época, o bispo Dom Marcos Antonio Tavoni lamentou a repercussão dos fatos e manifestou solidariedade aos envolvidos. “Sinto e sofro, com a família envolvida, a dor de todos, principalmente, dos pais; pois como Bispo, cada padre é para mim como verdadeiro filho e nenhum pai quer que o filho se perca”, disse o bispo.

Confira a nota da Arquidocese de Bom Jesus sobre o falecimento do padre na íntegra:

É com o mais profundo pesar que comunicamos o falecimento do Reverendo Padre José Alves de Carvalho, 43 anos, ocorrido na tarde deste último Domingo, dia 07/11/2021.

O velório e sepultamento ocorrerão em Monte Alegre do Piauí, cidade natal do querido Padre.

A Diocese de Bom Jesus, entristecida pela perda de um de seus amados filhos, se solidariza, com os familiares, amigos e paroquianos de São Pedro Apóstolo, em Bom Jesus-PI, por tão grande perda e pede a todos orações.

Guardaremos para sempre em nossos corações as suas memórias, sua amizade e o seu sorriso aberto.

Descanse em paz nosso querido irmão, Pe. José Alves de Carvalho.

Dom Marcos Antonio Tavoni e Presbitério da Diocese de Bom Jesus do Gurguéia - PI

Confira a nota da Arquidocese de Bom Jesus sobre o caso de abuso sexual:

A Diocese de Bom Jesus do Gurguéia, na pessoa de seu Bispo, Dom Marcos Antonio Tavoni, comunica que recebeu, consternada a denúncia de abuso sexual de menor, supostamente, cometido por Padre da Diocese de Bom Jesus. E que a Diocese diante dos fatos divulgados em mídia, causa de escândalos dos fiéis, tem a informar:

- O Padre colocado em evidência, não foi, ainda, notificado pela justiça, não tem conhecimento oficial das acusações que, no momento, pesam sobre ele e que são divulgadas pela imprensa. Portanto, responderá no momento certo à Justiça, dando satisfação à sociedade;

- Uma Comissão interna da Diocese formada por peritos, profissionais relacionados ao assunto, será instaurada para o acompanhamento do Processo Canônico, investigativo e assistência à família envolvida.

- A Diocese se colocará sempre ao lado da justiça, colaborando com as autoridades civis na elucidação do caso, para o bem da suposta vítima, do sacerdote em questão, dos demais envolvidos e da própria Igreja.

- O Sacerdote em questão será suspenso do Uso de Ordens “Ad cautelam”, ou seja, fica suspenso o exercício de seu ministério, por cautela, até o final das investigações e a conclusão do veredicto.

- A Nunciatura Apostólica será comunicada oficialmente, para o acompanhamento do caso e para encaminhamento dos desfechos.

Devemos orar, pela solução do caso, na justiça e na caridade e orar, em especial, pela santificação do Clero.

Dom Marcos lamentou muitíssimo a repercussão dos fatos e manifesta toda sua solidariedade com o sofrimento dos envolvidos: “Sinto e sofro, com a família envolvida, a dor de todos, principalmente, dos pais; pois como Bispo, cada padre é para mim como verdadeiro filho e nenhum pai quer que o filho se perca”, concluiu o Bispo. Gp1