Últimas

AO VIVO | APOIE

Manchas de óleo voltam aparecer em praias do litoral do Piauí; veja recomendações

quarta-feira, 26 de outubro de 2022


 Novas manchas de óleo foram encontradas em pelo menos quatro praias no litoral piauiense. Desde o dia 21 de outubro um grupo de analistas ambientais tem monitorado as praias em busca de vestígios de óleo. Até o momento, 2 kg do material foram removidos das praias de Cajueiro, Parnaíba e Luís Correia. 

Cidadeverde.com conversou com Adriano Demato, analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio),  disse que ainda não é possível identificar uma explicação para o surgimento dessas manchas de óleo. 



“Nesse momento estamos fazendo o recolhimento do material encontrado nas praias. O material irá para análise e só depois vamos identificar a origem desse óleo. Mas, a quantidade ainda é muito pequena. Retiramos 2 quilos das praias. Muito diferente do passado, onde foram removidos mais de 7 toneladas”, relatou Adriano Demato. 

As praias em que as manchas foram encontradas até o momento são: Barra Grande (Cajueiro da Praia), Pedra do Sal (Parnaíba), e Barro Preto e Coqueiro (Luís Correia). 

Uma força tarefa foi montada, sob a coordenação da Secretaria de Meio Ambiente do Piauí (Semar), para monitorar as praias diariamente para identificar a chegada de manchas de óleo. Entre os órgãos envolvidos estão o Ibama, ICMBio, Instituto Tartarugas do Delta e as prefeituras locais. 

“A situação ainda está sob controle. As praias estão limpas. Qualquer pessoa que tenha contato visual com essas manchas devem entrar em contato com os órgãos competentes para que possamos ir até o local fazer a coleta do material”, acrescentou Adriano Demato. 



Fonte: Cidade Verde