Últimas

AO VIVO | APOIE

Mourão convoca rede nacional de rádio e TV para pronunciamento na véspera do ano novo

sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

 
O senador eleito e presidente da República em exercício, Hamilton Mourão (Republicanos), convocou a rede nacional de rádio e televisão para um pronunciamento na noite deste sábado, 31, às 20 horas. A fala terá duração de aproximadamente sete minutos. Trata-se de uma mensagem institucional de fim de ano, como é de praxe da Presidência.

Mourão assumiu a chefia do Executivo nesta sexta-feira, 30, após o presidente Jair Bolsonaro decolar rumo aos Estados Unidos, onde passará a virada do ano. Este ano foi a primeira vez que Bolsonaro não fez um pronunciamento de Natal em cadeia nacional, como em 2019, 2020 e 2021.

As últimas declarações do presidente em seu mandato ocorreram nesta sexta-feira, 30, em uma live em tom de "despedida". Pela primeira vez após a derrota nas urnas, Bolsonaro deu recados a apoiadores em uma transmissão ao vivo em suas redes sociais. Ele repudiou o que chamou de "tentativa de ato terrorista" em Brasília, disse que "foi difícil" se manter calado por dois meses e reconheceu, pela primeira vez, que seu "opositor", Luiz Inácio Lula da Silva, tomará posse a partir deste domingo, 1.º de janeiro.

A declaração de pouco mais de 50 minutos foi marcada por justificativas à militância em relação ao silêncio desde a frustrada a busca pela reeleição. Diferentemente das tradicionais lives semanais, usadas para se comunicar diretamente com a base, Bolsonaro não estava acompanhado de nenhuma autoridade, como ministros, secretários ou assessores. O presidente fez um balanço da gestão, chorou e criticou o futuro governo Lula.


Fonte: Terra