Últimas

AO VIVO | APOIE

Em Piracuruca, Rafael Fonteles reforça a importância do Piauí na luta pela Independência do Brasil

segunda-feira, 23 de janeiro de 2023


 Em comemoração ao bicentenário da adesão do Piauí à Independência do Brasil, o governador Rafael Fonteles participou de culto e missa em ação de graças e fez a outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí, na manhã deste domingo (22), em Piracuruca.

Durante as solenidades religiosas, o governador reforçou a importância de reconhecer e valorizar a história do Piauí e sua importância na Independência do Brasil. “A razão de estarmos aqui é em agradecimento primeiramente a Deus, mas também aos nossos antepassados que lutaram bravamente e foram verdadeiros heróis, sendo responsáveis pela consolidação da Independência e pela liberdade do nosso povo”, disse.



Na cerimônia de outorga, o governador enfatizou o seu objetivo, que é relembrar a luta do Piauí por sua independência, além de reconhecer o trabalho e serviços prestados por alguns profissionais no Estado e condecorá-los. Dentre os homenageados estavam forças da segurança, lideranças políticas, professores, jornalistas, secretários municipais e outros.

“Nessa nova independência, que cada cidadão tenha oportunidade de trabalho e uma vida digna. Então viemos agradecer a Deus pela data, pelos nossos ascendentes e pedir sabedoria para governar este estado, sem nunca esquecer que a prioridade são os mais pobres”, disse.

Rafael Fonteles anunciou ainda que um monumento em alusão à Independência será inaugurado em breve no município de Piracuruca, na Lagoa do Jacaré, que foi palco de muitas lutas em prol da liberdade do povo piauiense. “Assim como temos em Campo Maior, por conta da Batalha do Jenipapo, teremos aqui. Esse é um projeto nosso desde o PRO Piauí, que agora como governador, terei a oportunidade de contratar, fazer e inaugurar”, pontuou.

Escola de quase 100 anos será reformada e ampliada pelo Governo

O governador visitou a histórica escola Anísio Brito, muito tradicional em Piracuruca e com quase 100 de anos de existência, que está em fase de ampliação e reforma com investimentos do Governo do Estado. Ainda neste ano, as obras serão concluídas.

 

Atividades em alusão à Independência seguem em Oeiras

Nesta segunda-feira (23) e terça-feira (24), em Oeiras, o governador dá continuidade às atividades em comemoração aos 200 anos da Independência.

Nesta segunda-feira, ele prestigia a noite cultural na Praça das Vitórias. Na terça-feira, participa de honras militares e da aposição de corbelha de flores na estátua de Manoel de Sousa Martins (Visconde da Parnaíba) – Monumento 24 de Janeiro. Fonteles participa ainda de missa e culto em ação de graças, além de uma nova cerimônia de outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí.


Fonte: pi.gov.br