A Polícia Rodoviária Federal (PRF), neste fim de semana, registrou, em pontos do Piauí, um alto índice de autuações e prisões por alcoolemia. Durante o período, 05 pessoas foram presas e outras 23 foram autuadas por embriaguez ao volante. Do total de prisões, 04 ocorreram em Corrente (PI) e 01 em Teresina (PI). Os números evidenciam a má conduta que, constantemente, ainda é adotada por muitos condutores.
A primeira prisão foi registrada no fim da noite de sexta (14), quando uma equipe em atividade de patrulhamento tático na BR 135, em Corrente (PI), avistou um motociclista que, além de não utilizar capacete de segurança, conduzia a motocicleta em movimentação perigosa. Executada a abordagem, os policiais notaram que o homem apresentava alguns sinais evidentes de embriaguez. Diante disso, foi ofertado, ao condutor, o teste de etilômetro, que apontou um teor de 0.39 miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões. Além de cometer o crime gravíssimo, o homem, com idade 36 anos, também não possuía habilitação para conduzir nenhum tipo de veículo.
Ainda na mesma localidade, no início da madrugada de sábado (15), um motociclista foi flagrado, em um ato inconsequente, trafegando na contramão. Tal qual o caso registrado anteriormente, o homem também não fazia uso do capacete de segurança. Após a rápida ação de abordagem, a equipe percebeu, por meio de atitudes suspeitas, que o condutor, possivelmente, estava sob efeito de álcool. Realizado, o teste de etilômetro constatou o teor de 0,66 miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões, comprovando, de fato, as suspeitas dos agentes. Indagado sobre a atitude ilícita, o homem, de 36 anos, afirmou que havia ingerido 07 latas de cervejas e duas doses de cachaça.
Já na noite de sábado, entre 21h e 21h30, mais duas prisões foram registradas. Nas distintas ocasiões, dois condutores, com idades de 28 e 54 anos, respectivamente, apresentavam condutas idênticas às primeiras ocorrências: ausência do uso de capacete de segurança, condução perigosa e sinais de embriaguez. Na primeira abordagem, o teste de etilômetro apontou o teor de 0,47 miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões. À equipe, o homem informou que havia feito consumo de bebidas alcoólicas durante todo o dia em um churrasco da família.
Em seguida, meia hora depois, uma outra abordagem resultou em mais um teste de etilômetro, que denotou o valor de 0,37 miligramas. O condutor, por sua vez, informou que havia bebido cervejas durante a tarde.
Sob as mesmas circunstâncias, uma quinta prisão foi executada em Teresina (PI), na madrugada de sábado (15), quando uma equipe em atividade abordou o condutor de uma motocicleta Honda/CG 160. Após a realização do teste de etilômetro, que constatou o teor de 0,93 miligramas, o homem, de 29 anos, mostrou-se resistente em cumprir com as ordens policiais. Diante disso, além de embriaguez, ele também responderá por Desobediência.
Os cinco homens foram presos em flagrante e conduzidos às Delegacias de Polícia Civil de Corrente e Teresina. Eles responderão pelo crime de conduzir veículo automotor com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool, e terão que pagar uma multa de R$ 2.934,70.
É válido registrar também que, em Piracuruca (PI), apenas na última semana, 05 pessoas foram presas e 08 autuadas por embriaguez ao volante.
A PRF alerta que qualquer quantidade de álcool, por menor que seja, influi de maneira negativa no comportamento do condutor ao volante, podendo causar graves acidentes.
Até o fim do mês, as fiscalizações seguirão intensificadas nos horários de maior fluxo de veículos e nos pontos com altos índices de acidentes.
Fonte: PRF-PI