Últimas

AO VIVO | APOIE

Piauí tem 60 mil eleitores com alguma irregularidade no título de eleitor, afirma TRE-PI

segunda-feira, 29 de janeiro de 2024
 


Cerca de 60 mil eleitores do Piauí estão com alguma irregularidade no título de eleitor e, por isso, com o documento cancelado, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI).
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), eleitoras e eleitores têm até 8 de maio, menos de quatro meses, para regularizar sua situação com a Justiça eleitoral ou para tirar a primeira via do título.

O chefe de orientação às zonas eleitorais do TRE-PI, Hugo Leonardo, explica o que é necessário para regularizar a situação.

“Para regularizar, é muito simples. Ele primeiro paga as multas em relação a essas eleições que ele deixou de votar. Para pagar multa hoje em dia, ele não precisa nem ir até o cartório. Ele pode acessar o site do TRE-PI ou ir no aplicativo E-título, gerar essa multa e pagar o boleto ou então até por Pix. Uma vez pago, se ele tiver biometria coletada, pode fazer o requerimento também pela internet e não vai precisar ir ao cartório”, explica.

Veja os motivos para o cancelamento do título de eleitor:

Não comparecer às urnas eletrônicas.
Não pagar multa eleitoral ou não justificar a ausência por três eleições consecutivas.
Falecimento.
Não comprovar o domicílio em processo de revisão de eleitorado ou determinação de autoridade judiciária.
Já para os eleitores que não possuem a biometria coletada, é necessário que eles compareçam ao cartório eleitoral.

"Agora aqueles eleitores que ainda não têm biometria coletada, sobretudo aqueles eleitores jovens que vão fazer o primeiro título, portanto não têm essa biometria, precisam comparecer no cartório eleitoral para fazer a coleta da biometria. E importante, se ele começar o atendimento na internet, tem o prazo de até 30 dias para comparecer ao cartório. Se em 30 dias não comparecer, o requerimento é indeferido”, acrescenta Hugo Leonardo.

E para quem irá emitir o título de eleitor pela primeira vez, Hugo Leonardo explica o processo e os documentos necessários.

“A partir dos 15 anos, o eleitor já pode solicitar o seu título de eleitor, então não precisa esperar completar 16 anos, mas só vai conseguir votar depois de completar os 16 anos. Para isso, é muito simples. Precisa levar um documento de identificação e um comprovante de residência. Se for pela internet, além desses documentos, também precisar tirar uma selfie segurando esse documento de identificação com foto do lado do rosto”, pontua.

Biometria



Um levantamento do cadastramento biométrico da Justiça Eleitoral de dezembro de 2023 aponta ainda que o Piauí é um dos estados, junto com Sergipe, com mais biometrias coletadas do país, com 93,89%.
“A biometria confere maior segurança ao processo eleitoral, então facilita a identificação desse eleitor e o Piauí hoje tem 94% do seu eleitorado biometrizado, um índice entre os maiores do país”, destacou o chefe de orientação às zonas eleitorais do TRE-PI.

Por Rebeca Lima