Header Ads

Publicidade

Piracuruca celebra 203º aniversário de adesão do Piauí à Independência do Brasil com programação histórica

 Piracuruca comemorou nesta quinta-feira (22) o 203º (Ducentésimo terceiro) aniversário de adesão do Piauí à Independência do Brasil, com uma programação marcada por atos cívicos, religiosos, solenidades oficiais e visitas a importantes obras que simbolizam o desenvolvimento do município.


As atividades tiveram início pela manhã, quando o prefeito Marcelo Jatobá, que também aniversaria na mesma data, recepcionou o governador do Piauí, Rafael Fonteles, no aeródromo do município. Em seguida, foi dado início oficial às comemorações com um culto realizado na Igreja Cristã Pentecostal e, posteriormente, uma missa em ação de graças na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo.


Os momentos religiosos reuniram autoridades civis, lideranças religiosas e uma expressiva participação popular, reforçando o sentimento de fé, união e respeito à história do povo piracuruquense.

Dando continuidade à programação, no Auditório Municipal Professora Lourdinha Brandão, o prefeito, o governador e demais lideranças participaram da solenidade de outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí, a maior honraria concedida pelo Governo do Estado. A comenda reconhece personalidades e instituições que contribuíram de forma relevante para o desenvolvimento do Piauí e, especialmente, de Piracuruca.




Encerrando as atividades alusivas à data, foram realizadas visitas a importantes obras que contam com investimentos do Governo do Estado e da Prefeitura. Entre elas, a reforma do Colégio Estadual Hesíchia de Sousa Brito, obra executada pelo Governo do Piauí, e o início da construção do Shopping do Artesão, um empreendimento que promete fortalecer a economia local e valorizar diretamente os artistas do município.

A programação foi finalizada com a inauguração do Monumento em alusão à Batalha do Jacaré, episódio histórico que evidencia a participação decisiva de Piracuruca nas lutas pela Independência do Brasil em solo piauiense. A batalha foi travada às margens da Lagoa do Jacaré e representa um marco na história da resistência e bravura do povo da região.

A celebração reafirma o protagonismo histórico de Piracuruca e renova o compromisso com o desenvolvimento, a valorização cultural e o fortalecimento da identidade piauiense.