Carnaval: Secretário anuncia reforço contra feminicídio e crimes de trânsito
O secretário de Segurança Pública do Piauí, Antônio Luiz, afirmou que o estado vai intensificar operações policiais durante o período carnavalesco, com foco principal na redução de acidentes de trânsito e no enfrentamento à violência contra a mulher.
Segundo ele, a meta é garantir que a população participe das festas com mais segurança, ao mesmo tempo em que as forças policiais atuam para conter tráfico de drogas e roubos.
“Queremos reduzir a criminalidade para que as pessoas possam se divertir de maneira segura. Só hoje, em Teresina, foram mais de 40 prisões”, declarou.
Trânsito é prioridade
O secretário destacou que a fiscalização nas vias será ampliada, especialmente para coibir direção sem habilitação, motociclistas sem capacete, menores ao volante e consumo de álcool associado à direção.
Para isso, o governo prepara a ampliação do número de equipamentos, como etilômetros, e articula ações conjuntas com municípios que possuem trânsito municipalizado. Caso não haja cooperação, segundo ele, medidas mais rígidas poderão ser adotadas com apoio do Ministério Público.
Antônio Luiz ressaltou que, apesar da redução no número de acidentes, a quantidade de mortes ainda preocupa.
Impacto direto nos hospitais
Com experiência na área da saúde, o gestor lembrou que as ocorrências de trânsito geram alto custo ao sistema público e ocupam leitos que poderiam ser destinados a outros pacientes.
“Uma prótese de quadril custa cerca de R$ 20 mil, fora equipe médica, exames e internação. Se diminuirmos os acidentes, conseguimos atender mais gente e com menor custo”, afirmou.
Combate ao feminicídio
Outro eixo prioritário, de acordo com o secretário, será o enfrentamento ao feminicídio. Ele afirmou que a pasta pretende fortalecer a prisão imediata de agressores em casos de descumprimento de medidas protetivas.
O secretário observou que muitos casos não chegam a ter denúncia formal, o que aumenta a complexidade do problema.
“Quando constatado o descumprimento, podemos fazer a prisão imediata. Isso é algo que vamos reforçar”, disse.
Mudanças na equipe
Questionado sobre possíveis trocas em cargos da segurança, o secretário afirmou que pretende manter o atual time. Segundo ele, os resultados obtidos demonstram a capacidade dos profissionais que já atuam na estrutura. “
No entanto, ele ponderou que, caso algum integrante receba convite para atuar em outras funções, inclusive em nível nacional, não haverá impedimento. "A equipe é muito boa, competente, produz resultados sensacionais. Mas se alguém quiser sair ou for chamado, não haverá problema em liberar e reorganizar internamente”, declarou.
Fonte: Cidade Verde


Poste seu comentário