Estação detecta tremor de magnitude 1,5 graus na região de Castelo do Piauí
O Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis) detectou um tremor de terras de magnitude 1,5 graus na escala Richter em áreas na zona rural do município de Castelo do Piauí (a 190 km de Teresina).
O abalo sísmico foi registrado ontem (1) por volta das 10h e segundo a Defesa Civil do Piauí não há registro de prejuízos.
Segundo o coordenador de monitoramento e alerta da Defesa Civil do estado, Francisco Michel, o tremor é considerado de baixa magnitude.
“Alguns moradores podem ter sentido o tremor, mas foi de forma esporádica. São pequenas sensações, mas sem nenhum impacto estrutural. Já entramos em contato com o Corpo de Bombeiros da região e a Defesa Civil do Município”, disse.
Francisco Michel disse que é comum esses abalos sísmicos na região do Centro Norte, devido à movimentação das falhas geológicas.
“Há a compactação do solo ou desníveis de materiais que pode ocorrer pequemos tremores. A região do Centro Norte tem intensa movimentação das falhas geológica”, disse.
A Defesa Civil recomenda que a população em caso de abalo sísmico deve comunicar a Defesa Civil dos municípios ou ligar para o 190 da Polícia Militar ou 193 Corpo de Bombeiros.
No Piauí tem estações em Pedro II e Floriano
O abalo registrado em Castelo do Piauí foi detectado pela estação de Pedro II. A Defesa Civil do Piauí em parceria com o LabSis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte mantém duas estações operando no estado com foco no monitoramento sísmico. Um em Pedro II e outro em Floriano.
O último registro da estação de Pedro II foi em novembro do ano passado que detectou ocorrências de um tremor de terra de magnitude 4.0 nas regiões de Caxias e Parnarama, no Leste Maranhense. A área que ocorreu o tremor fica cerca de 65 km de Teresina.
Fonte: Cidade Verde


Poste seu comentário