Prefeitura de Piracuruca inicia ciclo de palestras de combate ao Aedes aegypti nas escolas
A Unidade Escolar Cristina Neves de Sousa Fontenele recebeu, nesta segunda-feira (7), um ciclo de palestras educativas, que tem como objetivo envolver toda a comunidade escolar no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, da Chikungunya e do Zika Vírus.
A ação faz parte das estratégias da Campanha de Combate à Dengue e será realizada em todas as escolas do município. Na oportunidade, a enfermeira Rosa Célia, da Unidade Básica de Saúde na localidade Guarani, destaca as principais informações sobre o mosquito Aedes aegypti e de como combater este vetor. A diretora Maria Mendes reforça que toda a comunidade escolar está empenhada em contribuir com a campanha. "Vamos reforçar as ações de conscientização no bairro Três Lagoas, região onde a escola está localizada", pontua.
A proposta é que os professores e alunos da rede municipal de ensino em Piracuruca tornem-se multiplicadores das informações. Identificar e eliminar os possíveis criadouros, manter os quintais e terrenos limpos, organizar corretamente o lixo e recolher os recipientes que possam acumular água parada são algumas das dicas que professores e alunos darão para a comunidade.
O prefeito Raimundo Alves Filho (PSD) explica que a mobilização será contínua e reforçará a Campanha de Combate à Dengue já realizada em todo o território de Piracuruca, através dos Agentes Comunitários de Saúde e das equipes dos Postos de Saúde, das zonas urbana e rural da cidade. “O objetivo é que cada cidadão de Piracuruca contribua com a campanha de combate ao mosquito. Assim, o nosso município ficará cada vez mais protegido”, reforça o prefeito.
O secretário municipal de Saúde, Valderi Machado, reforça que o ciclo de palestras amplia o alcance das ações de combate ao Aedes aegypti, que agora conta com o apoio dos professores, dos alunos e de suas famílias. "O trabalho começa na sala de aula com os professores conscientizando os alunos, em seguida avança para as regiões de cada escola municipal informar a comunidade, identificar os criadouros do mosquito e trabalhar para que o nosso município fique livre dos casos de Dengue”, destaca Valderi Machado.
Rayane Fernanda |
Rayane Fernanda Lemos, secretária municipal de Educação, enfatiza que os professores estão empenhados para contribuir com as ações de promoção e prevenção de saúde realizada no município. “Acredito que as novas ações, agora com o apoio dos professores e envolvendo os alunos, trarão bons resultados para o nosso município”, avalia Rayane Fernanda Lemos.
Fonte: ASCOM
Poste seu comentário