Últimas

AO VIVO | APOIE

Estudantes de Piracuruca participam de atividades culturais e artísticas

quarta-feira, 31 de agosto de 2016
Como forma de valorizar as tradições, os costumes e o legado da cultura local, a escola municipal Cristina Neves, localizada no bairro Três Lagoas, em Piracuruca, tem promovido iniciativas que mesclam as mais distintas manifestações culturais. O objetivo é promover o intercâmbio artístico-cultural entre os inúmeros grupos participantes e a sociedade piracuruquense.

Na última quinta-feira (25), pais e responsáveis pelos alunos estiveram presentes na escola, para prestigiar as apresentações de um festival de folclore, com o objetivo de resgatar e preservar as manifestações da cultura local e de todas regiões do país, além de proporcionar a interação entre comunidade e a escola.

Na ocasião, os presentes puderam acompanhar apresentação dança, capoeira, cantigas de roda (A linda rosa juvenil do infantil I), dança do coco com infantil II, dança da catira com infantil III, dança da mulher rendeira do 1º Ano, dramatização da lenda da Iara com o 2º Ano, dança da boneca com pessoas da comunidade, dança dos ex-alunos e carimbó com a comunidade, que contou com a participação das mães dos alunos.

Maria Mendes Cerqueira, diretora da escola, destaca a importância da iniciativa para a manutenção e fortalecimento da cultura.

“É importante que a cultura e as tradições brasileiras sejam sempre relembradas e passadas para cada geração. Temos a preocupação, que além da educação, outros valores sejam repassados a nossos alunos, à exemplo do resgate da cultura nacional e, sobretudo, preservar as tradições da cultura popular”, destaca.

A diretora ressalta, ainda, que iniciativas como esta são possíveis graças a colaboração da Secretaria de Educação e de todos os membros da escola.

“Temos uma equipe unida e sempre disposta a colaborar com o processo de educação e com as ações que desenvolvemos. De mesmo modo, agradecemos à secretaria de Educação, Rayanne Fernanda Lemos, que sempre colabora conosco em momentos como este”, acrescenta Maria Mendes.



Fonte: ASCOM