Como parte integrante do Plano de Mobilidade desenvolvido pela Prefeitura de Piracuruca, as obras de pavimentação e reestruturação das ruas e vias do município continuam sendo ampliadas para todas as regiões da cidade. As ações resultam de projetos de infraestrutura e de políticas públicas desenvolvidos pela administração municipal para melhorar a mobilidade e a qualidade de vida das pessoas.
Parceria da Prefeitura com o Governo do Estado, nesta primeira etapa do projeto, estão sendo contemplados o bairro de Fátima, Baixa da Ema e Aquidaban. O cronograma também abrange serviços no Esplanada, Colibri, Três Lagoas e Centro. Além destes, um aditivo no projeto incluiu recentemente a execução de obras no bairro Mutirão.
Teresa Lima, moradora do bairro de Fátima |
No bairro de Fátima, as obras estão bastante adiantadas. De 25 ruas contempladas, apenas uma falta receber os serviços de pavimentação. Moradora do bairro e mãe de quatro filhos, Teresa Lima destaca que “as obras trouxeram um benefício muito grande. Motivo de muita alegria para gente, principalmente para as crianças. Antes aqui era apenas poeira e lama, e agora, graças a atual gestão, esse problema foi resolvido”.
De acordo com o secretário municipal de Obras, Antônio Terto, as obras de mobilidade urbana são o maior projeto de engenharia já realizado até hoje no município. “Por se tratar de obras que envolvem a realização de várias ações, os serviços tiveram que ser divididos em etapas, mas as melhorias serão estendidas para toda a cidade. Nossa meta é promover a convivência social e ampliar a mobilidade para nossa população”, destaca o gestor.
Melhorias na infraestrutura da cidade
Manoel Luiz, morador do bairro de Fátima |
As obras têm como principal objetivo melhorar a acessibilidade da população de Piracuruca, proporcionando, assim, uma modernização e melhoria no trânsito, contribuindo para a segurança de condutores e pedestres.
Além da pavimentação asfáltica, o projeto prevê serviços de terraplanagem, reforma, ampliação, sinalização e adaptação de ruas e vias, viabilizando um melhor acesso a escolas, hospitais, entre outros. De mesmo modo estão sendo construídas sarjetas com 30 centímetros e meios-fios.