Últimas

AO VIVO | APOIE

Parceria leva orientação sobre Tuberculose às escolas de Piracuruca

quinta-feira, 30 de março de 2017
Durante toda esta semana, uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde e Educação está levando informações e orientações para pais, alunos e professores sobre a Tuberculose. A ação faz parte das atividades em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, comemorado no último dia 24 de março.

De acordo com Carminha Bonifácio, enfermeira-chefe do Posto de Saúde do bairro São Raimundo, a iniciativa acontece em várias escolas da Rede Municipal de Ensino. Durante as reuniões, as enfermeiras explicam sobre a doença, sintomatologia, tratamento e diagnóstico. “É uma doença que tem tratamento e cura. Por isso, alertamos aos pais a importância de identificar a doença no início e de se fazer o tratamento completo”, explica.

Para a diretora da Unidade Escolar Hermínio Conde, Carla Patrícia, a reunião foi bem recebida pelos pais e pelos alunos. “É uma parceria que chegou para se somar às atividades realizadas na escola. Além disso, é uma contribuição importantíssima para nossos alunos, pois consolida um compromisso constante entre as escolas e a saúde do município", diz.

Na Unidade Escolar Luís de Brito Melo, quem comandou a palestra sobre o assunto foi a enfermeira Rosa Célia. Para ela, fazer esse tipo de orientação colabora com a redução de casos da doença no município, pois aprofunda o nível de conhecimento da população sobre as formas de tratamento.

“O mais importante é saber que a Tuberculose é uma das enfermidades mais antigas que a gente conhece, mas que tem cura. O diagnóstico é simples e é feito através de exame, que é realizado em nosso município. Também tem como prevenir e estamos levando a orientação necessária para isso”, finaliza a enfermeira Rosa Célia.

Fonte: ASCOM