Últimas

AO VIVO | APOIE

Prefeitura irá promover Encontro de Literatura de Piracuruca em maio

quinta-feira, 30 de março de 2017
O evento será realizado pela Secretaria Municipal de Cultura

Homenagear os escritores locais e incentivar a produção literária de novos autores são os objetivos do Encontro de Literatura de Piracuruca. O evento, promovido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura, acontecerá no dia 9 de maio, na Casa Bela Eventos, a partir de 18h.

Com o tema “Expressões Literárias Inspirando Novos Traços, Eternizando Correntes Históricas”, o Encontro busca reunir escritores amadores, profissionais, interessados e toda a população para debater temas ligados à literatura piracuruquense.

“Queremos alcançar todos os escritores de nossa cidade e contemplar todos as correntes e tendências literárias, valorizar os escritores que já tem obras publicadas e aqueles que, anonimamente, escrevem histórias, poesias, poemas e todo tipo de produção literária sobre nossa cidade. Além disso, estamos preparando uma homenagem especial para os autores de renome que já faleceram e, também, os que ainda estão produzindo. É um modo de valorizar e resgatar a memória desse legado tão valioso para a nossa cultura”, explica Fernando César, secretário municipal de Cultura.

O gestor enfatiza que a realização do Encontro tem recebido grande apoio do prefeito Raimundo Alves e destaca o evento como um espaço de confraternização com os escritores, estudantes, professores e moradores da cidade que gostam de escrever, e, principalmente, tem Piracuruca como fonte de inspiração.

“O prefeito tem muita sensibilidade com a cultura e tem demonstrado apoio total às ações da Secretaria. Ele abraçou esse encontro com muito prazer e vai dar todo o apoio, principalmente por incentivar os novos escritores que, muitas vezes, não têm espaço para apresentar suas obras”, diz Fernando César.

Concurso de Literatura
Ainda como parte da programação, o Encontro de Literatura abrange a realização de um concurso de produção livre com o objetivo dar visibilidade para os novos autores do município. Com o tema “Terra das Lendas e das Magias”, o concurso é aberto ao público.

Os interessados podem entregar o material impresso até o dia 28 de abril, de 8h às 13h, na Secretaria Municipal de Cultura. Podem ser inscritas qualquer tipo de produção, como poema, poesia, dissertação, ficção, romances, etc. As obras selecionadas serão apresentadas no dia do Encontro e integrarão uma coletânea.

Piracuruca em um Clique
Outra atração programada é um concurso de fotografias. Estão abertas as inscrições para duas categorias: fotos da zona rural e da zona urbana. O concurso é aberto ao público em geral, tendo, também como tema, a cidade de Piracuruca. Podem ser inscritas nas categorias: zona rural e zona urbana.

As inscrições para o concurso estão abertas até o dia 28 de abril e devem ser feitas na Secretaria Municipal de Cultura. Serão aceitas fotografias feitas por qualquer dispositivo como câmeras profissionais, amadoras, celular ou fotos de drone.

“Os cenários da nossa cidade são fonte de inspiração para nossos escritores e vamos aproveitar essa oportunidade para expor as fotografias que represente, em um clique, o que há de mais bonito na nossa cidade. Tem que ser uma fotografia que retrate o cenário do nosso povo. Pode fotografar o cotidiano, ponto turístico, animais, nossa fauna, etc,” finaliza o secretário.

Fonte: ASCOM