Últimas

AO VIVO | APOIE

Juiz alerta para o uso de menores no tráfico de drogas no Piauí

terça-feira, 30 de maio de 2017
O juiz Almir Abib Tajra Filho, da 7ª vara criminal alerta para o crescimento do uso de menores no tráfico de drogas no Piauí. Recentemente o magistrado condenou 14 traficantes, a maior parte deles com acréscimo de pena por corrupção de menores. Para o juiz, o que justifica o número é o abuso dos menores que acabam assumindo a responsabilidade, por terem uma pena menor.

"O traficante de drogas muitas vezes quando vai preso em flagrante está próximo de menores. Ele envolve o menor porquê ele sabe que muitas vezes o menor assume para si a propriedade daquela droga. Nós temos uma legislação própria e as penas são minimizadas - o menor não é preso e nem é detido - ele é internado e sofrerá um processo com menos consequências do que um maior de idade", explica o magistrado.

O juiz explica que no caso do envolvimento do traficante com menores de idade a pena é cumulativa ela é somada e aditada junto com a pena de tráfico. A pena para corrupção de menores vai de um a quatro anos de reclusão e isso é somado a pena pelo tráfico.  O magistrado acrescenta que para ele, o tráfico hoje virou 'Negócio de Família'.

"O tráfico de drogas é um crime dinâmico e gera muito lucro para as pessoas. É por isso que muitas vezes o dono da casa vai preso, depois a mulher assume o ramo, depois o filho e por aí vai. Hoje já é encarado como um negócio de família e por isso o delito continua.  Os menores estão ali para tentar diminuir a culpa do traficante mas a gente lamenta muito essa ocorrência", finalizou.

Fonte: www.cidadeverde.com