Últimas

AO VIVO | APOIE

Saiba a importância do acompanhamento de um engenheiro civil em uma construção

terça-feira, 25 de julho de 2017
Em visita em nosso município o engenheiro cearense Airiston Júnior relata seu sentimento de  encontrar uma grande riqueza histórica que é destaque em todo Estado do Piauí.

"Me senti encantado, como também um gostoso sabor saudosista  e uma curiosidade de saber mais um pouco da história dos Irmãos Dantas como dos piracuruquenses em geral, que viviam e vivem nestes casarões que tem um estilo colonial que é de encher os olhos, sem esquecer de mencionar  a igreja Nossa Senhora do Carmo que  é considerada o mais belo templo religioso do Piauí e faz parte do conjugado histórico e paisagístico de Piracuruca", ressalta o engenheiro.

Airiston Júnior em seu passeio pelo município ficou bastante surpreso pelas inúmeras construções residenciais e comerciais que estão em fase de conclusão, como também aquelas que já foram concluídas; e em entrevista a nossa equipe de reportagem, foi indagado, sobre a importância do acompanhamento de um profissional de engenharia civil em um projeto de construção:

"Desde a criação dos primeiros processos construtivos da antiguidade até os dias atuais, a atuação presente de um profissional como o engenheiro civil, tende a evitar desperdício de materiais e mão de obra na construção civil. É um erro do proprietário de uma obra, não contratar o Engenheiro Civil para fiscalizá-la, apenas com o intuito de economizar na etapa de execução;  O Engenheiro civil participa tanto da confecção de projetos como no pleno gerenciamento da obra. Deve aproveitar seu conhecimento para que ele atue tanto no acompanhamento técnico quanto na administração de uma obra".

Os honorários de acompanhamento representa apenas 10% do valor na administração da obra, é um valor de prática no segmento. É neste momento que o profissional atua evitando que o retrabalho transforme-se no principal causador do desperdício de materiais e mão de obra, gerado pela falta de planejamento de uma obra.

O Engenheiro afirma que o município é promissor, e vem crescendo a cada ano: " Me surpreendi realmente com o avanço desta cidade, sempre passava, mas nunca tinha conhecido mais de perto, e depois de um convite feito por um casal de amigos advogados que residem aqui em Piracuruca, resolvi então conhecer, como também tenho projetos para um futuro bem próximo, espero que os piracuruquenses me acolham , pois já me sinto em casa", finaliza.