Últimas

AO VIVO | APOIE

Eleição para reitoria da Uespi ocorrerá em novembro

quarta-feira, 6 de setembro de 2017
Foi oficializada na terça-feira, 05 de setembro, o regulamento para o processo de escolha a reitoria e vice-reitoria da Universidade Estadual do Piauí (Uespi). 
O pleito definirá os comandantes da instituição pública de ensino superior para o quadriênio 2018/2021 e está previsto para ser realizado no próximo dia 08 de novembro. Atualmente, a Uespi é liderada pelos professores Nôuga Cardoso e Bárbara Melo; eles receberam pouco mais de 4,3 mil votos na disputa de 2013, concentrando cerca de 60% da preferência da comunidade acadêmica. 
Com a regulamentação, será composta uma Comissão Eleitoral integrada por sete membros titulares e suplentes. 
A disputa pelo comanda da instituição terá um único turno, sendo a votação direta, secreta e simultânea nos campi da Uespi. Em âmbito geral, poderão candidatar-se ao cargos, professores do quadro efetivo da Universidade Estadual do Piauí, que estejam em efetivo exercício na Instituição há pelo menos 5 (cinco) anos imediatamente anteriores à data da eleição. 
O atual reitor Nôuga Cardoso e a vice-reitora Bárbara Melo estão credenciados a buscar a reeleição, caso desejarem. 
Sobre a eleição, também é importante destacar que ficará assegurado às chapas fiscalizar o processo de consulta e de apuração das urnas, mediante a indicação de fiscais que deverão ser devidamente cadastrados pela Comissão Eleitoral. Assim, cada chapa encaminhará no prazo dez dias que antecede o dia da eleição a relação dos fiscais escolhidos dentre os eleitores.

Fonte: http://jornal.meionorte.com