Últimas

AO VIVO | APOIE

UTIs de maternidade ficam às escuras por falta de energia no Piauí

quinta-feira, 2 de novembro de 2017
Maternidade Dona Evangelina Rosa ficou sem energia durante quase uma hora na madrugada de ontem, quarta-feira (1º). Pelo menos 25 bebês que estavam na UTI neonatal e UTI materna correram risco de morte porque o gerador da unidade de saúde não funcionou. A direção informou que vai adquirir um novo gerador com o dobro da capacidade.

Segundo uma funcionária que prefere não se identificar, foi um momento tenso ficar sem energia na UTI neonatal porque, segundo ela, com o fim da energia do gerador, os médicos tiveram que improvisar para garantir o atendimento.

Para manter os recém-nascidos respirando, os médicos recorreram a um equipamento acionado manualmente. Sem energia, a incubadora e alguns equipamentos que mantinha a respiração pararam de funcionar, outros continuaram funcionando porque o equipamento possui carga em sua bateria.

Ela disse que interrupção de energia ocorreu duas vezes, a primeira por volta de 3h20 da madrugada e depois de 12 minutos o gerador começou a funcionar, mas logo não foram suportou a carga e parou de funcionar, segundo ela.

“Quando o gerador voltou foi quase uma hora depois, por volta de 4h30 dessa quarta-feira [1º]. Alguns funcionários chegaram a ir ao local onde o gerador estava instalado e foi informado de que o problema era a falta de combustível, mas logo descobriram que havia mais um problema. A sorte é que conseguiram consertar e o gerador forneceu energia, entretanto, recebemos a recomendação de que nenhum ar- condicionado pode ser ligado porque o equipamento não suportaria”, comentou.

Em nota, a maternidade se pronunciou sobre o caso:
Sobre a falta de energia ocorrida na madrugada desta quarta-feira (01/011), a diretoria da Maternidade dona Evangelina Rosa (Mder) esclarece que o tempo sem energia foi de cerca de 30 minutos enquanto se resolveu o problema do gerador. O diretor geral da Casa, médico Francisco Macêdo acompanhou pessoalmente a operaçao.

A direção esclarece ainda que está em andamento processo lícitatório para aquisição de novo gerador com o dobro da potência do existente.

Fonte: G1