Últimas

AO VIVO | APOIE

Os perigos da mistura entre álcool e energético

domingo, 11 de fevereiro de 2018
A utilização de bebidas energéticas pelos jovens é tratada como alerta pelos médicos. A situação gera mais preocupação quando o produto é associado à ingestão de álcool e este tipo de comportamento é facilmente identificado entre aqueles que frequentam bares e boates. 

De acordo com especialistas, os energéticos possuem cafeína e a substância pode causar arritmia cardíaca. " Por outro lado, sabemos que o álcool também pode provocar alteração no ritmo do coração, já que é tóxico não apenas para o sistema nervoso central, mas também para o coração quando ingerido em altas doses ", explicou. 

Os médicos dizem que um dos problemas das bebidas energéticas é a redução da sensação de cansaço. " Consideramos o cansaço um sinal de alerta de que o corpo precisa de descanso. Quando se mascara esta sensação, obriga-se o corpo a trabalhar além do que ele suporta, isso pode gerar problemas, já que o organismo precisa de um tempo para se recompor ". 

O álcool e os energéticos estão relacionados também ao aumento da pressão cardíaca. " A combinação destas bebidas ainda pode provocar aceleração nos batimentos do coração e dores no peito (angina). 

Quem costuma ingerir a mistura geralmente consome mais álcool do que o normal, já que o sabor do energético mascara o gosto forte do álcool. " Outro problema que deve ser levantado é o fato do energético deixar a pessoa em estado de alerta reduzindo o efeito depressivo do álcool. Isso acaba expondo o consumidor ao uso exagerado das duas substâncias", destacou. Outra situação que deve ser levada em conta é o fato de algumas pessoas terem problemas cardíacos assintomáticos e não saberem da existência da doença. " Uma pessoa pode conviver alguns anos com problemas no coração sem ter sintomas e isso pode ser agravado a partir da ingestão da mistura entre bebidas energéticas e alcoólicas". 

No período do Carnaval é muito comum, as pessoas exagerarem nessa perigosa mistura, o que pode acarretar vários problemas de saúde.

Fonte:www.centrodocoracao.com.br