Últimas

AO VIVO | APOIE

Famílias deixam casas após risco de rompimento da Barragem do Bezerro

segunda-feira, 9 de abril de 2018
 
 Uma ordem de evacuação imediata foi emitida após uma vistoria técnica no paredão da Barragem do Bezerro, em José de Freitas, a 48 km de Teresina. De acordo com técnicos do Instituto de Desenvolvimento do Estado do Piauí (Idepi), o açude corre risco iminente de romper e famílias foram orientadas a deixarem suas casas. A Barragem do Bezerro tem capacidade de armazenamento de 10 milhões de metros cúbicos de água. 
"Por volta das 6h fomos comunicados que havia um vazamento no maciço da barragem que é conhecido como paredão. Acionei o Idepi que prontamente enviou uma equipe de Teresina e constatou o risco iminente de rompimento. Desde então, estamos tomando todas as providências para tentar aliviar a pressão da barragem e evitar uma tragédia", contou Mauro Torres, secretário de Infraestrutura do município. Ele disse ainda que foi aberta uma válvula de descarga do açude e máquinas estão sendo usadas para rebaixar o nível do sangradouro. 

"Estão cavando para aliviar a pressão no paredão e evitar que se rompa. Nos últimos dias, choveu bastante e por isso o nível da água aumentou tanto", acrescenta.
Moradores das comunidades Assaí, Simpatia, São Fernandes e Assentamento Lembrada foram orientados a deixarem suas casas. 

O Corpo de Bombeiros montou um posto no município. Equipes do Idepi, Defesa Civil e prefeitura de José de Freitas estão no local.

Fonte:https://cidadeverde.com